Cartões de confirmação no Enem já estão disponíveis para os estudantes de Belém, Ananindeua e Marituba
Documento também informa aos estudantes as datas, horários e os locais de provas.
Os inscritos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, já podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante. Além do número de inscrição, o documento traz as informações sobre as datas, horários e os endereços dos locais onde os exames serão aplicados.
O documento foi divulgado na última segunda-feira (17), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A aplicação das provas nessas três cidades ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) na capital paraense.
Em 30 de novembro, no primeiro dia do Enem 2025, os estudantes farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Já no segundo dia de provas, em 7 de dezembro, será a vez das questões de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.
INSCRITOS
O estado do Pará teve mais de 289 mil inscrições confirmadas, das quais mais de 34 mil são de participantes autodeclarados pretos e 2 mil de indígenas. Mais de 63 mil inscritos do estado são concluintes do ensino médio na rede pública. Os dados são do Painel do Enem, disponibilizado no portal do Inep.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Com informações do Ministério da Educação.