Circuito ‘Maré Lançante’ transforma o bairro do Jurunas em museu vivo
Exposição itinerante vai percorrer o bairro durante quatro semanas, resgatando memórias e fomentando debates sobre meio ambiente e mudanças climáticas.

O bairro do Jurunas, em Belém, recebe a partir desta sexta-feira (25) o circuito “Maré Lançante”. Realizado pelo Museu D´Água, a exposição vai ocorrer durante quatro semanas transformando casas e espaços de convivência do bairro em um verdadeiro museu vivo.
Em formato itinerante e interativo, o “Maré Lançante” tem a proposta de ser uma plataforma de escuta e diálogo sobre pertencimento, meio ambiente e mudanças climáticas no contexto da Amazônia urbana.
O objetivo do circuito é valorizar o território a partir das próprias vozes de quem o habita. Segundo a curadora e museóloga Tamires Pinheiro, que também é moradora do bairro, a escolha do Jurunas não foi apenas geográfica, mas afetiva e política.
O Museu D´Água nasceu com o propósito de salvaguardar e dar visibilidade à memória viva do Jurunas que é um bairro historicamente marcado por resistências, saberes e memórias que muitas vezes foram inviabilizadas, acrescentou Tamires.
Programação
O Circuito Maré Lançante tem início oficial no dia 25 de julho, com o vernissage de abertura no Gueto Hub. Nas semanas seguintes, a exposição circulará por escolas, ruas, praças e espaços simbólicos do Jurunas, com datas e locais sendo divulgados pelo Instagram do Museu D’Água.
O evento é uma realização do Museu D’Água com apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS).
Serviço
Circuito Maré Lançante
Vernissage de abertura: sexta-feira, dia 25/07, a partir das 17h.
Local: Gueto Hub (Tv. Quintino Bocaiúva, 3729, entre Av. Roberto Camelier e Tv. Honório José dos Santos, Jurunas, Belém - PA).
Mais informações no Instagram @museudagua.