COP 30: 111 países entregam relatórios com metas climáticas
Entre os temas debatidos estão os sobre adaptação, transição justa e acerca do uso da tecnologia no enfrentamento às mudanças climáticas.
A 30ª Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) entrou no segundo dia nesta terça-feira (11), em Belém, com uma boa notícia: até o momento, 111 países já apresentaram suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (as NDCs na siga em inglês) com as metas para combater as mudanças climáticas.
Estabelecidas no Acordo de Paris de 2015, as NDCs devem ser atualizadas pelos 195 países signatários a cada cinco anos e incorporam os esforços de cada nação para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e as medidas de adaptação aos impactos da mudança do clima.
Segundo a diretora executiva da COP 30, Ana Toni, entre as metas apresentadas, as do Brasil destacam a redução da emissão de gases de efeito estufa em pelo menos 59% até 2035.
Ainda se acordo com Ana Toni, como parte dos temas debatidos pelos negociadores em Belém estão os sobre adaptação, transição justa e acerca do uso da tecnologia no enfrentamento às mudanças climáticas.
Durante a COP 30, serão negociados 145 temas prioritários já estabelecidos, entre eles a tecnologia. Um dos pilares do Acordo de Paris, esse tema discute a capacitação dos países mais pobres e a transferência tecnológica para redução de emissões. Apesar da sua importância, é um dos que mais vem enfrentando resistência por parte de diversos países.
Com informações da Agência Brasil.