Curta paraense ‘Garimpo Bar’ terá sessão gratuita no Cine Líbero Luxardo

Compartilhe
Foto: Divulgação

O Cine Líbero Luxardo exibe nesta segunda-feira (6), às 20h, o curta paraense “Garimpo Bar”, dirigido por Amaury Pinheiro, em sessão gratuita. Após a exibição, o público poderá participar de uma roda de conversa com o diretor e o documentarista Felipe Pamplona.

Inspirado em fatos reais, o curta retrata acontecimentos da antiga cidade de Jacundá, que foi totalmente submersa pelas águas da usina hidrelétrica de Tucuruí no início dos anos 1980. A narrativa se desenrola em dois cenários centrais: o garimpo de diamantes e o cabaré que dá nome ao filme. 

As filmagens ocorreram ao longo de 20 dias, e cerca de 90% do elenco é composto por não atores, incluindo donas de casa, professores, empresários e trabalhadores rurais. Entre os temas principais estão o conflito entre amor e dinheiro, tradição e modernidade, submissão e poder. O curta também aborda os impactos sociais e ambientais provocados pela construção da hidrelétrica, que deslocou comunidades inteiras e silenciou parte da história amazônica.


Serviço

Sessão gratuita do curta "Garimpo Bar"

Data: 06/10
Horário: 20h
Local: Avenida Gentil Bittencourt, nº 650, bairro de Nazaré – Belém
Entrada: Gratuita

 

Com informação da Ascom FCP