Curta paraense sobre o Círio de Nazaré é premiado nacionalmente
‘A Aventura de Patyzuli no Círio’ conquistou a premiação na VIII Mostra Sesc de Cinema representando a região Norte.
O curta-metragem de animação paraense “A Aventura de Patyzuli no Círio”, lançado em abril deste ano, foi premiado na VIII Mostra Sesc de Cinema representando a região Norte na categoria infanto-juvenil.
Selecionada entre mais de 2 mil inscritos de todo o Brasil, a obra celebra o Círio de Nazaré, maior manifestação cultural e religiosa do estado do Pará, por meio de uma narrativa lúdica voltada ao público jovem.
O reconhecimento nacional reforça a força da produção independente da Amazônia e amplia a visibilidade da cultura paraense.
Segundo Daniela Eguchi, diretora de arte e animadora do curta, receber o prêmio foi um incentivo fundamental para quem faz cinema fora do eixo tradicional. Contar histórias a partir da nossa cultura, como o Círio de Nazaré, é uma forma de fortalecer nossa identidade e mostra a riqueza da Amazônia para o país inteiro, disse.
Além do reconhecimento alcançado em Vitória (ES), onde ocorreu a premiação, o curta paraense será exibido ao longo do ano em diversas unidades do Sesc em todo o Brasil, já a partir de novembro, levando a cultura amazônica para novos públicos.
Mostra Sesc de Cinema
Voltada a dar incentivo ao cinema independente no Brasil, a Mostra Sesc de Cinema chegou a sua 8ª edição este ano e aconteceu em Vitória (ES), entre os dias 23 e 26 de setembro.
Com recorde de inscrições, ao todo foram 2.145 filmes enviados de todas as regiões do Brasil, um crescimento de 40% em relação à edição anterior. Desse total, 48 produções foram selecionadas, sendo 40 curtas, 1 média e 7 longas-metragens.
Além da oportunidade de exibição por todo o país nas unidades do Sesc, a Mostra premia os vencedores com licenciamento e um valor total de até R$ 255 mil.