Enem 2025: Governo garante pré-inscrição automática para concluintes do ensino médio da rede pública

Estudantes da rede pública que concluirão o ensino médio em 2025 terão pré-inscrição garantida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais.
De acordo com o ministro, a iniciativa busca incentivar a participação dos alunos do 3º ano do ensino médio e tornar o processo de inscrição mais acessível. Além da pré-inscrição, os concluintes do ensino médio das escolas públicas já têm garantida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2025.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também informou que as pessoas que entraram com recurso contra a negativa dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 já podem conferir o resultado final na Página do Participante, utilizando o login único do portal Gov.br. Candidatos que solicitaram isenção no Enem 2024 e entraram com recurso para justificar ausência nos dias das provas também já podem consultar a resposta.
O Inep reforçou que o edital com todos os detalhes do Enem 2025, incluindo o valor da taxa de inscrição e formas de pagamento, será publicado na edição extra do Diário Oficial da União na noite desta sexta-feira (23).
As inscrições para o certame começam na próxima segunda-feira (26) e seguem até o dia 6 de junho. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela Página do Participante.
Com informações da Agência Brasil.