Exposição 'Amazônicas: Poéticas Femininas' apresenta 80 obras de artistas mulheres da Amazônia
Belém recebe, a partir desta sexta-feira (30), a exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas”, que fica em cartaz na Caixa Cultural Belém por 45 dias, encerrando-se no Dia Internacional da Mulher (8 de março). Após esse período, a mostra segue em itinerância para Fortaleza, Rio de Janeiro e Brasília.
Com cerca de 80 obras de 21 artistas da região Norte (Pará, Amazonas e Acre), a exposição apresenta um amplo panorama da produção artística feminina amazônica, reunindo linguagens como pintura, gravura, escultura, fotografia, performance, ativação, arte digital, videoarte e vídeo registro de grafite pioneiro.
Estão presentes narrativas de artivismo, ancestralidade e biografias femininas, que se entrelaçam com a pré-história e a arte do afeto. A exposição convida o visitante a um mergulho onde a Amazônia não é apenas o assunto, mas a própria essência, manifestada como suporte, linguagem e potência estética.
Ao longo da exposição, serão realizadas programações educativas e formativas gratuitas, com três oficinas presenciais de economia criativa, todas voltadas para o desenvolvimento profissional de mulheres em áreas técnicas e artísticas das artes visuais e plásticas.
Com o objetivo de impulsionar carreiras femininas no setor cultural, a programação formativa aborda desde a produção executiva até a montagem de exposições. Já para os pequenos, a vivência 'Sons da Natureza' promove um mergulho sensorial na fauna e flora marajoara, utilizando réplicas lúdicas das esculturas da mostra para conectar o público infantojuvenil à ancestralidade amazônica.
Outro destaque da mostra é o Espaço Petrobras Amazônicas, um circuito de conexão direta entre artes visuais, tecnologia e inovação. O espaço apresenta a proposta de realidade expandida, oferecendo visita de parte das obras da exposição no ambiente espacial do Metaverso das Mulheres, usando óculos 3D para acessar a sala expositiva em 360 graus, visitar o lounge, viajar entre portais, interagir com avatares em realidade aumentada e visualizar as obras de forma totalmente imersiva e inovadora.
O circuito conta com a participação do público em obra coletiva que vai se construir ao longo da itinerância pela ativação participativa “Mensagem para a Amazônia”, um convite para deixar uma vídeo-mensagem sobre a importância da preservação ambiental.
Apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a exposição 'Amazônicas: Poéticas Femininas' conta com a coordenação e produção do Museu das Mulheres. O projeto tem o apoio da Caixa e realização do Governo Federal.
As informações sobre as programações gratuitas e inscrições podem ser obtidas no Instagram do Museu das Mulheres (@museudasmulheres), pelo site do museu ou no site da CAIXA Cultural – unidade Belém.
Saiba quem são as 21 artistas amazônicas que estarão na exposição
A mostra reúne obras que integram acervos da década de 1970, além de trabalhos de uma nova geração de artistas e seus múltiplos olhares:
1. Renata Aguiar (Pará)
2. Keila Sankofa (Amazonas)
3. Lúcia Gomes (Pará)
4. Elaine Arruda (Pará)
5. Elieni Tenório (Pará)
6. Nina Matos (Pará)
7. Diná Oliveira (Pará)
8. Sanchris (Pará)
9. Lise Lobato (Pará)
10. Auxiliadora Zuazo (Amazonas) – acervo Pinacoteca do Estado do Amazonas 11. Rita Loureiro (Amazonas) – acervo Pinacoteca do Estado do Amazonas
12. Barbará Savannah (Pará)
13. Rafaela Moreira (Pará)
14. Auá Mendes (Amazonas)
15. Wira Tini (Amazonas)
16. Yaka Huni Kuin (Acre)
17. Rita Huni Kuin (Acre)
18. Rafaela Kennedy (Pará)
19. Val Sampaio (Pará)
20. Rafa Bqueer (Pará)
21. Cristiane Martins (Pará)
Serviço
Exposição: Amazônicas: Poéticas Femininas
Abertura: 29 de janeiro
Visitação: 30 de janeiro até 8 de março
Local: Caixa Cultural Belém - Avenida Marechal Hermes, s/n - Porto Futuro II, armazém 6A, na galeria 1 e área externa.
Entrada: gratuita
Classificação: Livre