Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes chega à 28ª edição com programação cultural
A 28ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes será realizada de 16 a 22 de agosto, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Neste ano, o evento homenageia o mestre da cultura popular Mestre Damasceno e a escritora e poeta Wanda Monteiro. A programação é gratuita, das 9h às 22h, com entrada permitida até as 21h.
A feira contará com rodas de conversa, encontros com autores, saraus, apresentações culturais, performances artísticas e exposições de projetos das redes públicas estadual e municipal de ensino. Sete eixos temáticos guiarão as atividades ao longo da semana, valorizando a diversidade de saberes e experiências da Amazônia.
A abertura oficial, no dia 16, terá como tema “Vozes da Poética e da Encantaria”. Nos dias seguintes, a programação abordará: “Vozes do Clima e COP30”, “Vozes da Diversidade e Inclusão”, “Vozes da Infância e Juventude”, “Vozes do Escritor Paraense”, “Vozes Cabanas” e, encerrando o evento, “Vozes dos Saberes Ancestrais”.
Nesta edição, participam 120 empresas, sendo 32 editoras, 40 livrarias e 48 distribuidoras. Serão montados 189 estandes dedicados à literatura e outros nove voltados à gastronomia. Editoras universitárias como UFPA, UEPA, UNESP e a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) também estarão presentes.
Lançamentos
Durante a feira, três livros editados pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) serão lançados. Um dos destaques é "Mestre Damasceno e as Cantorias do Marajó", de Antonio Carlos Pimentel Jr., com ilustrações de Mandy Modesto. A obra apresenta relatos da vida do homenageado, convidando o público infantojuvenil a conhecer a cultura do Marajó de forma sensível e acessível.
Homenageados
Mestre Damasceno nasceu em 1954, na comunidade quilombola do Salvá, em Salvaterra, no arquipélago do Marajó. É referência no carimbó, nas toadas e na poesia oral. Criador do Búfalo-Bumbá de Salvaterra, sua obra valoriza a cultura quilombola e os elementos da natureza amazônica.
Wanda Monteiro nasceu em 1958, em Alenquer, no oeste do Pará. Filha do escritor Benedicto Monteiro, herdou do pai a veia literária e o engajamento político. É autora de livros de poemas, contos, ensaios e romances, com obras publicadas em importantes revistas literárias do país. Além disso, atua como advogada e pesquisadora do legado do pai.
Serviço
28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes
Local: Hangar – Av. Dr. Freitas, s/n – Marco, Belém – PA
Data: 16 a 22 de agosto
Horário: 9h às 22h (entrada até as 21h)
Entrada gratuita
Mais informações no site oficial do evento: https://feiradolivroedasmultivozes.com.br/