Filme ambientado em São Caetano de Odivelas (PA) estreia em festival internacional de cinema
‘Te Vejo na Próxima Saída do Boi’, de Keila Sankofa, aborda uma das principais manifestações culturais do Pará, o Boi de Máscaras.
O curta-metragem “Te Vejo na Próxima Saída do Boi”, dirigido por Keila Sankofa, fará sua estreia internacional nesta quinta-feira (5), às 11h, dentro da programação do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, na França. Considerada a principal vitrine mundial dedicada ao formato curta-metragem, a exibição do filme integra a mostra “Brasil com S – Embratur Short Films”, evento realizado dentro do festival francês.
Antes da estreia internacional, o curta foi exibido na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em Tiradentes (MG), realizada entre 23 e 31 de janeiro. O evento é considerado um dos mais importantes do cinema independente brasileiro, conhecido por apresentar produções autorais e experimentais e por lançar novos olhares do audiovisual nacional.
As gravações do curta ocorreram em setembro do ano passado, no município de São Caetano de Odivelas, no nordeste do Pará, ambientado durante a tradicional fugida dos Bois de Máscaras. Com 15 minutos de duração, a produção audiovisual acompanha o encontro entre Luiz, um carregador de aparelhagem vindo de Belém, e Bruna, coordenadora de um grupo de Boi, durante os festejos que tomam as ruas da cidade com música, dança e cores intensas.
BOI DE MÁSCARAS
O Boi de Máscaras é uma das manifestações culturais mais tradicionais de São Caetano de Odivelas. Surgido no início do século XX entre comunidades de pescadores, o festejo ocorre no período junino e se consolidou como um símbolo da identidade local.
Reunindo religiosidade, festa, memória e pertencimento, a tradição se destaca pelo uso de máscaras artesanais, fantasias vibrantes, aparelhagens sonoras e pela ocupação coletiva das ruas em um ritual conhecido como “fugida do boi”, no qual personagens mascarados, como os pierrôs e os cabeçudos, circulam pela cidade promovendo encontros e brincadeiras com forte participação popular.