Fórum Nacional VerDemocracia debate meio ambiente e eleições de 2026 em Belém
Belém vai sediar, entre os dias 15 e 17 de setembro de 2025, o Fórum Nacional VerDemocracia, que terá como foco os desafios ambientais e climáticos na organização das Eleições Gerais de 2026. O evento é promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), e será presidido pelo desembargador José Maria Teixeira do Rosário.
A abertura ocorre no Dia Internacional Democracia, 15 de setembro, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. A conferência de abertura será conduzida pela ministra Carmen Lúcia, presidente do TSE. O encerramento ficará a cargo do vice-presidente da Corte, ministro Kassio Nunes Marques, que conduzirá o pleito de 2026.
Desafios Climáticos nas eleições
O fórum vai discutir os impactos das mudanças climáticas na realização das eleições. Em 2024, secas na Região Norte, enchentes no Sul do país e incêndios florestais impuseram barreiras logísticas e exigiram respostas rápidas da Justiça Eleitoral. A superação desses obstáculos contou com a atuação de tribunais regionais, do TSE, de autoridades locais, servidores, magistrados e voluntários.
Temas em debate
A programação do VerDemocracia vai abordar ainda o uso de novas tecnologias, inteligência artificial, acessibilidade do eleitor, desenvolvimento humano e sustentável, além do combate à desinformação. O evento também destacará as contribuições da Amazônia para a consolidação da democracia brasileira, incluindo seu território, sua cultura e sua população.
No segundo dia, está previsto um plantio de mudas, iniciativa que integra o debate sobre economia verde.
Participações
O Fórum reunirá ministros, magistrados, servidores públicos, advogados, estudantes e cidadãos interessados no processo eleitoral. Entre os confirmados estão:
- ministro Cristiano Zanin, diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE;
- ministra Estela Aranha;
- ministra substituta Vera Lúcia;
- desembargadora Andréa Pachá, secretária-geral da Presidência do TSE.
Também participarão presidentes de TREs, como o desembargador Mario Crespo Brum (TRE-RS), além do desembargador João Simões (TJAM) e do juiz Marcus Alan de Melo Gomes (TRE-PA), que irão compartilhar experiências sobre os impactos das enchentes e da seca de 2024.
O Fórum VerDemocracia é aberto para cidadãos interessados no processo eleitoral, servidores públicos, magistrados, advogados e estudantes.