Governo Federal anuncia ampliação do Auxílio Gás
O Governo Federal lançará na próxima semana, um programa para reformular o Auxílio Gás. A proposta é garantir às famílias de baixa renda o acesso direto ao botijão de gás de cozinha, substituindo o repasse em dinheiro por um vale crédito específico para a compra do produto.
O benefício continuará destinado às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda de até meio salário mínimo por pessoa. Atualmente, cerca de 5,6 milhões de famílias recebem o auxílio, número que, segundo o Governo, deve chegar a mais de 20 milhões de beneficiados com a mudança.
Hoje, cada família recebe R$ 108 a cada dois meses, valor correspondente a 100% do preço médio nacional do botijão de 13kg. Com a reformulação, o sistema de vale crédito deve assegurar a compra do gás, eliminando a defasagem entre o valor pago e o preço real em diferentes regiões.
De acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o valor fixo atualmente repassado não cobre o custo do botijão em muitas localidades. Em alguns casos, o preço do produto chega a ser até R$ 60 acima da média nacional, o que inviabiliza o acesso das famílias ao gás de cozinha.
Com informações da Agência Gov