Interprograma com dez episódios estreia nesta quinta-feira (25), no Jornal Cultura 1ª edição.
Buscando esclarecer um pouco mais sobre os assuntos que serão debatidos durante a 30ª Conferência das Partes da ONU, a COP 30, que será realizada em novembro em Belém, a TV Cultura do Pará preparou um interprograma com matérias especiais: o Cultura Eco na COP, que estreia nesta quinta, 25 de setembro, durante o Jornal Cultura 1ª edição que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h45.
O primeiro episódio, “Amazônia em Alerta: Emergência Climática”, convida o público a um mergulho na relação entre as mudanças climáticas e os cotidianos das populações amazônicas. O pontapé inicial do interprograma busca introduzir os conceitos de emergência climática e justiça ambiental, demonstrando de que forma as rotinas dos povos que habitam a Amazônia são afetadas pelas consequências do desequilíbrio nas relações ambientais do planeta terra.
Abrindo a série de entrevistas com especialistas, o episódio inaugural traz as falas de Amílcar Mendes, geólogo e pesquisador do Museu Emílio Goeldi; Ana Beatriz Reis, pesquisadora de direito à cidade e justiça ambiental da UFOPA e Lucas Vaz, coordenador do Observatório Atmosférico da Amazônia da UFOPA.
O interprograma terá um total de 10 episódios destacando assuntos de importância fundamental para a Amazônia, como emergência climática, vulnerabilidade das periferias, saberes da floresta, tecnologia, cultura e racismo ambiental. A atração será exibida sempre às quintas-feiras, durante o Jornal Cultura 1ª edição e também nos intervalos da programação da emissora, pela TV e Portal Cultura.
Mais do que falar sobre a crise climática e seus impactos no cotidiano dos povos da Amazônia, a ideia é ouvir quem vive aqui. Segundo a apresentadora do projeto, Andreia Teixeira, foram ouvidos especialistas e autoridades da região que entendem como ninguém a importância e os desafios da Amazônia e de como as mudanças climáticas nos atingem, disse.
“Estamos tendo o cuidado de dar voz a quem é daqui não só nas entrevistas, mas nas trilhas dos programas. Em conteúdo que fala da Amazônia, precisamos trazer nossa sonoridade que é tão rica e diversa como a biodiversidade da região. Na vinheta de abertura feita pelo Júnior Braga e Ernesto Fernandes já dá pra sentir o clima”, conta a diretora do programa, Sonia Ferro.
TV Brasil
Por tratar de um tema de interesse mundial, o interprograma será exibido em rede nacional pela TV Brasil, que se interessou por veicular um conteúdo sobre a Amazônia feito por profissionais da região.
“Os olhares do mundo inteiro estão voltados para a Amazônia por conta da COP 30. Tão importante quanto conhecer nossa região é ouvir vozes daqui. Essa parceria da TV Brasil com a TV Cultura do Pará, exibindo conteúdo produzido por profissionais e especialistas da Amazônia, é um diferencial, pois apresenta um olhar de quem realmente vive a Amazônia no seu dia a dia”, disse Vanessa Vasconcelos, diretora da TV Cultura do Pará.
Para o presidente da Cultura Rede de Comunicação, Miro Sanova, o Cultura Eco na COP tem como principal objetivo se consolidar como um espaço de reflexão e informação sobre sustentabilidade. “Com a sua estreia, damos um passo ainda maior, ampliando esse diálogo e trazendo a COP30 para o centro das nossas discussões. Esse projeto reafirma o compromisso da Rede Cultura de Comunicação do Pará com o meio ambiente, com a preservação da Amazônia e com a responsabilidade de informar a sociedade sobre os desafios e caminhos frente às mudanças climáticas”, acrescentou Sanova.
O Cultura Eco na COP tem direção de Sonia Ferro, reportagem de Andreia Teixeira, produção de Lucas Filho e Douglas Borges, edição de Jefferson Monteiro e Ernesto Fernandes e vinheta de abertura de Júnior Braga. Os episódios inéditos vão ao ar toda quinta-feira, sempre durante o Jornal Cultura 1a edição, às 12h45, sendo exibidos nos intervalos da programação da TV e disponibilizados no canal do Youtube da Cultura Rede de Comunicação.
Serviço
Interprograma Cultura Eco na COP - Episódio 1: Amazônia em Alerta: Emergência Climática.
Estreia nesta quinta-feira (25), no Jornal Cultura 1ª edição, às 12h45.
Exibições ao longo da interprogramação na TV e Portal Cultura.
Classificação: Livre.