João do Clima visita Cultura e debate sobre o papel da juventude na Amazônia

Compartilhe
Foto: Camila Lima / Portal Cultura.

Com apenas 15 anos, João Victor, mais conhecido como João do Clima, já acumula títulos importantes: é conselheiro jovem do Unicef Brasil, voluntário da Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável (Cojovem) e coordenador da Juventude das Ilhas. Ele utiliza as redes sociais para mobilizar a juventude e defender o meio ambiente. O jovem foi recebido com um café da manhã na presidência da Rede Cultura de Comunicação.

Desde pequeno João foi muito curioso. “Sempre me perguntei quem tinha o poder nas mãos para garantir nossos direitos e qual era o papel da sociedade civil na garantia dos direitos das comunidades insulares, da juventude e na preservação do meio ambiente”, conta.

O “João do Clima” surge quando ele se junta à tia e aos moradores do bairro, na ilha de Caratateua, para a retirada de um lixão que existia na rua onde mora. Após três dias em uma manifestação, que atraiu a imprensa, polícia militar, bombeiros e a prefeitura de Belém, eles conseguiram a retirada do lixão, mantendo a área preservada e limpa.

Durante a visita, João pôde conhecer de perto os estúdios de rádio, TV e o Portal Cultura. Ele aproveitou a oportunidade para conversar com Miro Sanova, presidente da Funtelpa, sobre o papel fundamental da comunicação pública na luta por um futuro mais sustentável.
 

Com muita atitude e consciência ambiental, João do Clima mostra que é possível unir juventude, comunicação e sustentabilidade, construindo pontes para um Pará mais verde e participativo. “Há muitos debates e eventos falando sobre a Amazônia, sobre amazônidas, moradores das ilhas, mas que muitas vezes não tem a gente nesses espaços discutindo sobre esses assuntos. Ter um jovem da ilha de Caratateua, Belém do Pará, no Conselho Nacional do Unicef Brasil é uma grande conquista e responsabilidade, representar esses jovens e a Amazônia”, completou.



Com informações de Cleverson Amaro