‘Maloca’: ferramenta digital conecta a COP 30 ao mundo em sete idiomas
Espaço imersivo com 20 ambientes virtuais amplia o alcance e a participação global na conferência da ONU sobre mudanças climáticas.
Com o objetivo de conectar o mundo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que iniciou oficialmente nesta segunda-feira (10), em Belém, a ferramenta digital Maloca vai transmitir ao mundo a programação do Pavilhão dos Círculos dos Povos, na Zona Verde.
Aplicativo de metaverso oficial da conferência, a Maloca consiste em 20 ambientes virtuais distintos, onde os participantes podem interagir por meio de avatares, bem como assistir a vídeos em telões virtuais e interagir em tempo real. Além disso, o ambiente permite às instituições a realização de eventos e promover o engajamento em soluções climáticas.
O recurso foi desenvolvido em parceria entre a presidência da COP e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e possui como diferencial técnico o recurso de tradução simultânea, via inteligência artificial, para os seis idiomas oficiais da ONU (inglês, francês, espanhol, russo, árabe e chinês, além do português).
COMO ACESSAR
A Maloca fica aberta 24 horas por dia, a fim de contemplar os diferentes fusos horários e o acesso exige um cadastro obrigatório. Ao ser acessada, os convidados por instituições organizadoras dos eventos na plataforma precisam criar um avatar e finalizar o registro. Já os interessados sem um convite direto devem conferir as “Orientações Gerais” para obter informações acerca da inscrição.
PAVILHÃO CÍRCULO DOS POVOS
Presidido pela ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, o Círculo dos Povos busca amplificar a capacidade de escuta das demandas e contribuições dos povos indígenas e as comunidades tradicionais, além dos afrodescendentes e da agricultura familiar junto à presidência da COP.
Com um espaço oficial dentro da Zona Verde, o Pavilhão conta com uma série de atividades para debater as vivências e experiências desses públicos na busca por soluções para combater a emergência climática global, tudo com transmissão pela Maloca. Confira AQUI a programação.
Com informações do Ministério da Igualdade Racial.
Foto: Divulgação