Mulheres vítimas de violência terão canal de apoio em quatro línguas durante a COP 30

Compartilhe
Foto: Vitor Vasconcelos/Secom/PR

O Governo do Brasil, por meio do Ministério das Mulheres, disponibilizou um canal exclusivo de atendimento voltado a mulheres vítimas de violência durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30). O serviço, que funciona 24 horas por dia, está disponível em quatro idiomas — português, inglês, espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais) — e será oferecido até dia 30 de novembro, em Belém.

As chamadas são gratuitas e sigilosas, podendo ser realizadas por telefone, pelo 180, via WhatsApp — pelo número (61) 9610-0180 — ou pelo e-mail central180@mulheres.gov.br. As denúncias podem ser feitas tanto por vítimas quanto por terceiros. 

O canal permite registrar casos de violência, receber orientação sobre leis e obter informações sobre serviços especializados, como a Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referência, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas e Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres.

De acordo com Ellen dos Santos Costa, coordenadora-geral da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, as denúncias registradas serão encaminhadas à Secretaria de Segurança Pública, responsável pela apuração, e à Secretaria da Mulher, que realiza o acolhimento e oferece os serviços da rede, incluindo atendimento psicológico às vítimas. O Ministério Público, como órgão de controle, fará o monitoramento do fluxo para garantir que as demandas das mulheres sejam devidamente atendidas.


Serviço

Canal de atendimento exclusivo para mulheres - Ligue 180

Telefone: Ligue 180 e digite 0
WhatsApp: (61) 9610-0180
E-mail: central180@mulheres.gov.br