Museu de Arte Urbana de Belém lança edital para intervenções artísticas no Museu Goeldi

Compartilhe
Interessados devem se inscrever até o próximo sábado (6), pela internet.
Foto: Bruno Carachesti / Divulgação.

O Museu de Arte Urbana de Belém (MAUB), lançou edital voltado a artistas visuais de todo o Brasil interessados em criar murais para duas das três sedes do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). As inscrições seguem até o próximo sábado (6), e são feitas exclusivamente pelo site oficial do projeto.

Os murais serão feitos no Parque Zoobotânico do MPEG, em São Brás, e também no Campus de Pesquisa, no bairro da Terra Firme.

Serão selecionados 19 artistas ou coletivos para criação de painéis de muralismo, integrando um dos maiores circuitos de arte urbana do Norte do Brasil.

De acordo com o edital serão contempladas duas categorias de participação, com premiações de até R$ 10 mil para cada uma. A execução das obras está programada para acontecer entre os dias 16 e 27 de setembro.

As produções devem abordar temas ligados à fauna, flora, arqueologia, heranças afro-amazônicas e biodiversidade, reforçando a ligação entre arte, ciência e patrimônio amazônico.

Os murais serão inaugurados no dia 28 de setembro em um festival a céu aberto, com shows, visitas guiadas e diversas atividades culturais para celebrar a arte urbana e a ciência em Belém.

Sobre o Maub

Iniciado em 2023, o Museu de Arte Urbana de Belém tem como objetivo valorizar o grafite, as artes plásticas e a street art no Pará. A inauguração ocorreu no dia 10 de novembro de 2024, no Complexo Turístico Ver-o-Rio, na capital paraense, ocupando um total de 6 mil m2 de arte urbana que consolidaram o local como um dos maiores museus a céu aberto da América Latina.