Barcarena se torna referência nacional e sedia o maior laboratório de políticas alimentares do Brasil

Compartilhe

Evento reúne mais de 120 gestores municipais do Brasil na Amazônia para debater soluções inovadoras em segurança alimentar e fortalecer o posicionamento das cidades brasileiras rumo à COP 30

Foto área da Amazônia.
Cidade de Barcarena, no nordeste paraense, sedia o maior laboratório de políticas alimentares do Brasil. (Foto: Bruno Cecim/Ag.Pará)

Entre os dias 19 e 23 de maio, a cidade de Barcarena, no nordeste do Pará, recebe a 4ª edição do LUPPA LAB, o maior laboratório de políticas públicas alimentares do Brasil. O evento reúne mais de 120 gestores públicos e representantes da sociedade civil de mais de 40 municípios brasileiros para debater soluções sustentáveis e integradas para os sistemas alimentares urbanos.

Esta é a primeira vez que o encontro é realizado na Amazônia, resultado de uma co-realização entre o Instituto Comida do Amanhã, o ICLEI Brasil e a Prefeitura de Barcarena, com apoio de empresas privadas. A abertura acontece no Complexo Comercial da cidade e as demais atividades serão realizadas na Escola Checralla Sallim Khayat.

 

Encontro é realizado pela primeira vez na Amazônia e incentiva o diálogo, experiências e abordagens inovadoras sobre segurança alimentar e nutricional. (Foto: Divulgação)
Encontro é realizado pela primeira vez na Amazônia e incentiva o diálogo, experiências e abordagens inovadoras sobre segurança alimentar e nutricional. (Foto: Divulgação)
Um laboratório de soluções para o futuro alimentar

Ao contrário de um congresso tradicional, o LUPPA LAB adota uma abordagem prática e colaborativa. A programação inclui oficinas, mentorias, dinâmicas e visitas de campo a experiências locais em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

A proposta do evento é fortalecer o papel dos municípios na construção de políticas alimentares integradas, com foco em inclusão social, sustentabilidade e justiça climática.

“Segurança alimentar é uma das faces mais visíveis da crise climática. Ao integrar alimentação, meio ambiente e justiça social, Barcarena mostra que é possível construir soluções reais a partir do território amazônico”, destaca Juliana Tângari, diretora do Instituto Comida do Amanhã e coordenadora geral do LUPPA.

Barcarena em destaque nacional

Barcarena é uma cidade-membro do LUPPA desde 2023 e tem se destacado por iniciativas como:

  • Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA), que conecta a agricultura familiar à merenda escolar, hospitais e famílias em situação de vulnerabilidade;
  • Sistema Municipal de Monitoramento da Agricultura Familiar (SISMMAF), que garante assistência técnica e acompanhamento dos produtores locais.
     

"Aqui tratamos a segurança alimentar como prioridade estratégica, que conecta agricultura familiar, desenvolvimento econômico, meio ambiente e justiça social. O intercâmbio que o LUPPA promove irá fortalecer ainda mais as nossas políticas públicas e inspirar novas soluções para todo o Brasil”, afirmou Renato Ogawa, prefeito de Barcarena.

Sobre o LUPPA

Criado em 2021, o LUPPA (Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares) é uma plataforma de aprendizagem contínua e colaboração entre cidades, com abordagem sistêmica e intersetorial. Atualmente, o programa conecta 54 municípios de 18 estados brasileiros, além de contar com cinco cidades mentoras e apoio de diversas instituições nacionais e internacionais, como a FAO Brasil e o Instituto Clima e Sociedade.

Com edições anteriores em São Paulo e Curitiba, o LUPPA LAB chega à Amazônia em um momento chave para o futuro do Brasil e do planeta.