Curta ‘Ausência’ traça reflexões sobre a falta de afetos nas relações familiares

Compartilhe

Filme estreia nesta sexta-feira (23), com exibição gratuita no Centro Cultural Sesc Ver-o-Peso

Poster do filme Ausência
Foto: Divulgação

Um olhar sensível e impactante sobre as repercussões dos problemas familiares de comunicação e afeto na vida de uma jovem. Essa é uma das reflexões propostas na trama de “Ausência”, um curta paraense que promete emocionar o público com uma narrativa forte, atual e repleta de significados. O curta estreia nesta sexta-feira (23), com exibição gratuita às 19h30, no Centro Cultural Sesc Ver-o-Peso, em Belém.

Dirigido por Kako Tenório e Fabiano Nascimento, o curta-metragem de drama e ficção é um projeto selecionado pelo “Edital de Audiovisual Fomento Inciso I – Lei Paulo Gustavo”. A história conta o início do dia de Júlia (Agatha Silva), que se repete toda vez que ela passa pela porta de saída da casa dela, um verdadeiro “looping”. Porém, toda vez que ela volta para o mesmo dia, um membro da família desaparece como se nunca tivesse existido e apenas Júlia detém a memória deles. Durante as repetições, são evidenciados problemas familiares de comunicação e afeto, trazendo reflexões sobre os relacionamentos familiares e/ou a falta deles.

Julia e João, personagens irmãos do curta sentando na sala vazia, olhando um para o outro
Foto: Felipe Rocha

A ideia da trama nasceu com Fabiano Nascimento, que é formado em Curso Superior Tecnológico em Filmmaker pela UNAMA e atualmente é estudante de Cinema e Audiovisual pela UFPA. A história foi criada em sala de aula, no primeiro período do curso de Filmmaker, quando Fabiano apresentou-a em uma disciplina e a professora insistiu em avançar com a escrita da ideia, que logo se tornou uma sinopse, um argumento, e por fim, roteiro. Os professores sugeriram e motivaram ele a criar uma proposta para edital, pois acreditavam no potencial do projeto e assim aconteceu: o projeto foi contemplado para ser produzido.

A produção contou com uma equipe de aproximadamente 38 estudantes de cursos de cinema, comunicação e artes. Este é o primeiro trabalho dirigido por Fabiano, que destaca a importância do apoio que recebeu para apostar na obra.

“Este projeto é uma obra que só se tornou real, porque antes de toda ajuda, tive uma professora que me motivou a fazer o melhor. Eu sabia que ia dirigir, mesmo nunca tendo feito, o que eu gostava era de escrever roteiro, mas quando eu estava dirigindo, veio à tona uma satisfação, um desejo que eu não conhecia de dirigir que em mim estava, e que foi despertado”, conta Fabiano.

Para Kako Tenório, que também assina a direção do curta, estar à frente deste trabalho foi um desafio enfrentado com muita dedicação. “Cada cena de Ausência foi desafiadora e incrível de dirigir, porque cada uma pedia um olhar único e sensível. O foco era buscar a melhor performance dos atores e ter aquele cuidado para manter tudo coerente com a história. Minhas referências visuais para Ausência foram bem variadas, porque eu queria trazer um pouco do que gosto de ver no cinema para dentro da produção. Entre as que mais influenciaram, estão filmes brasileiros como ‘Que Horas Ela Volta?’, que têm essa pegada realista e sensível que eu queria transmitir no curta. Mas também busquei referências mais voltadas para o fantástico, como ‘Coraline’, que traz uma estética visual rica e combina bem com nossa proposta de criar uma atmosfera única, meio fantástica e diferente”, explica.

Poster de estreia
Foto: Divulgação
Serviço:
Estreia do curta “Ausência”, dirigido por Kako Tenório e Fabiano Nascimento

Data: 23/05/2025 (sexta-feira)
Hora: 19:30
Local: Centro Cultural Sesc Ver-o-Peso – Boulevard Castilhos França, números 522/523, bairro da Campina, Belém-PA. Entrada gratuita.

Mais informações:
E-mail: filmeausencia@gmail.com
Instagram: @ausenciacurta