João de Jesus Paes Loureiro é eleito para a Academia Paraense de Letras

Compartilhe
Foto: Reprodução / Redes Sociais.

João de Jesus Paes Loureiro foi eleito para a Academia Paraense de Letras, onde vai ocupar a cadeira número 9, anteriormente ocupada pelo professor Edson Franco, e que tem como patrono José Coelho da Gama e Abreu, o barão de Marajó.

Professor, poeta, ensaísta, romancista e teatrólogo, João de Jesus Paes Loureiro é um dos intelectuais mais importantes da Amazônia. Doutor Honoris Causa pela Universidade da Amazônia – Unama, a originalidade da sua obra mergulha na oralidade cabocla, na história e no imaginário popular da região.

Com livros traduzidos e publicados em países como França, Alemanha, Itália, Portugal, Japão e China, suas obras já foram expostas na X Bienal de São Paulo, onde participou com um poema-objeto da mostra “A Vanguarda Visual Brasileira – 50 anos depois da Semana de Arte Moderna” para a Galeria Colletio, em São Paulo (SP).

Além da carreira acadêmica e literária, Paes Loureiro já exerceu os cargos de secretário de Estado de Cultura e de Educação do Pará. Criou e presidiu a Fundação Cultural do Pará, bem como o Instituto de Artes do Pará. Foi ainda secretário de Educação e Cultura de Belém.

Detentor de vários prêmios, como o nacional de poesia da APCA, pela obra “Altar em Chamas”, Loureiro foi finalista do Prêmio Jabuti, pelo livro de poemas “Romance das três flautas”, edição bilíngue português/alemão, em 1987.