Programação conta a história de 130 anos de ciência promovida pelo Herbário do Museu Goeldi

Compartilhe

O Herbário João Murça Pires, ou Herbário do Museu Paraense Emílio Goeldi (Herbário MG, em sua sigla internacional), abriga exemplares da flora coletados por especialistas ao longo de 130 anos, uma marca que será celebrada em 2025. Esse acervo representa um legado inestimável para a Amazônia e para o mundo.

foto
Foto: Divulgação

O ponto de partida da coleção do terceiro herbário mais antigo do Brasil, e o primeiro das regiões Norte e Nordeste do país, se deu com a coleta de Cleome aculeata L., feita pelo botânico suíço Jacques Huber (1867-1914). A espécie é um tipo de planta que cresce em terrenos baldios, frestas de calçadas e muros de áreas urbanas, sendo comum encontrá-la na cidade de Belém.

Nos últimos 130 anos (de 30 de julho de 1895 até hoje), o esforço de coleta e amostragem do Museu Goeldi e parceiros gerou um acervo de cerca de 255 mil amostras de plantas, sobretudo amazônicas, que documentam a diversidade, riquezas e raridades da flora. A coleção principal se completa com as coleções com amostras de madeira; de frutos; de pólen; de óleos aromáticos; de plântulas e de etnobotânica.

Para facilitar o acesso, a coleção de tipos do MPEG, incluindo imagens digitais de alta resolução, pode ser consultada nos sites Global Plants e na base de dados do Herbário Virtual do Reflora, além da série Coleções Científicas do Museu Goeldi, voltado aos jovens e acessível online.

 

Programação

Para comemorar os 130 anos de fundação do herbário do Museu Goeldi, serão oferecidas ao público uma programação especial com duas oficinas: a primeira, nos dias 24 e 25, focada na coleta, herborização e identificação botânica; e, a segunda, nos dias 28 e 29, voltada à ilustração botânica.

Além dessas atividades, o público também poderá se inscrever na expedição botânica, que será realizada no dia 26 de julho. Por fim, no dia 30, haverá a mesa-redonda intitulada “O papel dos herbários na Amazônia”.

Detalhes da agenda serão divulgados nos próximos dias, nas redes sociais da instituição, pelos perfis do Museu Goeldi no Instagram e Facebook. Quem desejar mais informações sobre como se inscrever, pode utilizar o endereço asrocha@museu-goeldi.br.
 


Serviço

Atividades comemorativas dos 130 anos do Herbário MG

Oficina de Coleta, Herborização e identificação Botânica

Data: 24 e 25/07

Local: Sala 32 da Coordenação de Botânica, Campus de Pesquisa do Museu Goeldi

Expedição botânica no Parque estadual do Utinga

Data: 26 / 07

Oficina de Ilustração Botânica

Data: 28 e 29 / 07

Local: Sala 32 da Coordenação de Botânica, Campus de Pesquisa do Museu Goeldi

Mesa-redonda “O papel dos herbários na Amazônia”

Data: 30 / 07

 

 

Com informações da Agência Museu Goeldi