'Domingueira': Belém inaugura evento com cultura e lazer gratuitos nas ruas
O evento itinerante deve ser realizado em diferentes locais de Belém todo primeiro domingo do mês.
Belém está prestes a estrear uma nova forma de aproveitar as ruas da cidade para a cultura e o lazer da população. Neste domingo, 3 de agosto, a capital paraense sedia a primeira edição da ‘Domingueira’. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria de Bem-Estar Social (Sepes), vai levar programação gratuita diretamente para as ruas da cidade.
Das 15 às 21horas, o público vai poder vivenciar seis horas de programação gratuita e inclusiva para todas as idades. Realizada sempre no primeiro domingo de cada mês, a Domingueira vai ser itinerante e pretende resgatar brincadeiras tradicionais, promover encontros entre gerações e dar visibilidade aos talentos locais, transformando o asfalto em palco, feira, quintal e passarela.
O trecho da avenida Pedro Miranda, entre as travessas do Chaco e Humaitá, no bairro da Pedreira, foi o local escolhido para a estreia da 'Domingueira'.Neste primeiro domingo de agosto, dia 3, a avenida será fechada para veículos e se transformará em um amplo espaço democrático. A população vai poder desfrutar de uma vasta programação de arte, cultura, atividades voltadas para a infância e ações de bem-estar.
A primeira edição deste domingo contará com um palco principal em formato 360º, garantindo visibilidade de todos os lados. Artistas da cena local se apresentarão, celebrando a identidade cultural paraense com muita música e dança. Confira a programação:
- 15h – Hugo Santos
- 16h – Fruto Sensual
- 17h – I Love Pagode
- 19h – Marisa Black
- 20h – DJ Assayag
Além das atrações musicais, a "Domingueira" vai oferecer 13 estações temáticas distribuídas por todo o evento. As atividades vão desde a primeira infância até a cultura geek, incluindo áreas de saúde, gastronomia, sustentabilidade e economia criativa. Veja os destaques:
- Estação Criança – Recreação infantil, brinquedos infláveis, experiências sensoriais e roda de música;
- Estação Mamãe Full Time – Brincadeiras tradicionais para fortalecer o vínculo entre pais e filhos;
- Estação Zoo – Exposição de pequenos animais, campanha de adoção e atendimento com o Castramóvel;
- Estação Geek – Espaço de games, cosplay e cultura pop;
- Estação Mãos e Artes (parceria com o Sebrae) – Feira criativa com mães atípicas empreendedoras;
- Estação Cuidado e Beleza – Serviços de maquiagem e cuidados estéticos;
- Estação Vida Saudável – Avaliação nutricional, suplementação e aulão de ritmos;
- Estação Saúde e Bem-Estar – Atendimento básico de saúde e orientações físicas e emocionais;
- Estação Semear – Troca de mudas, oficinas de horta e educação ambiental;
- Estação A Barca – Drinkeria itinerante com identidade amazônica;
- Estação Itinerante – Cortejo cultural com personagens típicos e atrações folclóricas;
- Estação Gastronômica – Grande praça de alimentação com comidas típicas, ambulantes e foodtrucks.
A Domingueira é fruto de uma articulação coletiva da Prefeitura de Belém, envolvendo diversas secretarias municipais como a Sepes (Bem-Estar Social), Sesma (Saúde), Semma (Meio Ambiente), Sejuv (Juventude), Sedcon (Desenvolvimento Econômico) e outras, que atuam de forma integrada para oferecer uma experiência completa ao público.
O evento também conta com o apoio de instituições parceiras, como o Sebrae, que fortalece o empreendedorismo local por meio da Estação Mãos e Artes, em parceria com mães atípicas.
Serviço
Domingueira
Data: 03/08/25
Horário: 15 as 21 horas
Local: Av. Pedro Miranda, entre as travessas do Chaco e Humaitá.