Belém sedia oficinas em apoio à candidatura dos teatros da Amazônia a Patrimônio Mundial da Unesco

Compartilhe
Foto: Maycon Nunes / Agência Pará.

Na próxima terça-feira (5), Belém será palco de seis oficinas gratuitas em apoio à candidatura do Theatro da Paz (PA) e do Theatro Amazonas (AM) ao título de Patrimônio Mundial da Unesco. As atividades, abertas ao público, acontecem no Centro Universitário do Pará (Cesupa), unidade Alcindo Cacela 3 (AC3), e fazem parte do processo de valorização dos teatros históricos da região amazônica.

A programação será dividida em dois turnos. Pela manhã, das 8h30 às 12h, ocorrem três oficinas: formação e educação patrimonial; turismo, economia criativa, percepção e apropriação cultural; e espetáculo. À tarde, das 14h30 às 17h30, serão realizadas oficinas sobre conservação; arquivo, educação e história; e cidade, paisagem e o complexo de praças do entorno.

As oficinas integram as escutas sociais coordenadas pelas superintendências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Pará e no Amazonas, em parceria com as secretarias de cultura estaduais e municipais. Interessados em participar devem se inscrever por meio de formulário eletrônico.

Além de Belém, Manaus (AM) também recebeu oficinas nos dias 28 e 29 de julho, reforçando o caráter colaborativo e regional da iniciativa.

A candidatura segue em fase de avaliação. A próxima etapa será a visita técnica do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), órgão consultivo da Unesco, que realizará vistorias presenciais nos dois teatros indicados.


Serviço

Oficinas do Plano de Gestão - Etapa Pará

Inscrições: Via formulário eletrônico 
Data: Terça-feira (5)
Horários: Manhã – 8h30 às 12h| Tarde – 14h30 às 17h30
Local: Centro Universitário do Pará (Cesupa) – Unidade AC3, Alcindo Cacela, 1416.
Público-alvo: Voltado a estudantes, profissionais da cultura, pesquisadores, e interessados na valorização dos teatros da Amazônia.
Entrada gratuita

Com informações da Agência Pará.