Círio 2025: Berlinda de Nazaré passa por obras completas de restauração
Serviços são os maiores já realizados em mais de uma década e devem ser concluídos até o final deste mês de setembro.
A berlinda que conduz a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nas procissões da Trasladação e do Círio está passando por obras de restauro para a festividade de 2025.
Considerados os maiores já feitos nos últimos dez anos, os serviços estão sendo realizados pela mesma equipe responsável pela restauração da Basílica Santuário. O objetivo é devolver à peça sua configuração original, com atenção aos detalhes estruturais, arquitetônicos e estéticos, bem como a parte elétrica, iluminação, além de ajustes no sistema de freios e outras melhorias.
Segundo o coordenador-geral do Círio 2025, Antônio Sousa, a berlinda nunca havia passado por um restauro completo e desta vez será apresentada ao público como ela foi construída originalmente.
As obras iniciaram no último dia 27 de agosto e estão ocorrendo na Estação Luciano Brambilla, no Centro Social de Nazaré. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até o final deste mês de setembro.
A berlinda
A berlinda passou a fazer parte do Círio a partir de 1882, por sugestão do bispo D. Macedo Costa, substituindo o palanquim, espécie de carruagem puxada por cavalos ou bois.
O modelo usado atualmente é o quinto da história e foi confeccionado em 1964 pelo escultor João Pinto, em estilo barroco e produzido em cedro vermelho.
Tombada como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, a berlinda é um dos símbolos do Círio de Nazaré, sendo tradicionalmente ornamentada com flores naturais para ser utilizada nas procissões da Trasladação e do Círio, na manhã do segundo domingo de outubro.