“Maquinista”: Ronaldo Silva lança novo disco com show em Belém

Compartilhe
Foto: Carlos Borges / Divulgação.

O músico e compositor Ronaldo Silva apresenta o espetáculo “Maquinista”nesta quinta-feira (11), às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa (Fundação Cultural do Pará). O show marca o lançamento do seu novo disco e celebra a recente titulação como Mestre de Cultura do Pará, concedida pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O reconhecimento chega após mais de 40 anos de trajetória artística dedicada à valorização da música amazônica.

O show reúne canções recentes, parcerias de longa data e músicas que se tornaram parte da memória coletiva do público, em um repertório que revisita diferentes fases da carreira de Ronaldo. No palco, o artista estará acompanhado de Manassés Malcher (trombone e arranjos), Gerson Levi (trompete), William Jardim (guitarras), Jonatas Gouveia (contrabaixo) e da percussão de Márcio Jardim e Bruno Mendes. As participações especiais ficam por conta de Júnior Soares (Arraial do Pavulagem), Allan Carvalho e Íris da Selva.

“Maquinista”: o novo disco

O álbum integra a coleção Rios do Mundo e tem como inspiração as imagens e sonoridades da Amazônia paraense. A obra mistura carimbó, retumbão, ladainhas e referências do cancioneiro tradicional da região, mesclando gravações in loco e arranjos minimalistas que reforçam seu caráter autobiográfico e coletivo.

A coleção Rios do Mundo reúne registros de mestres da cultura popular, como Tia Fausta, Tia Nega e Mestre Piticaia, além de produções realizadas com o Boi de Máscara de Odivelas, compondo um mapeamento da diversidade cultural do Pará.

Reconhecimento e trajetória

 

O título de Mestre de Cultura do Pará soma-se a outras distinções recebidas por Ronaldo, como o reconhecimento de Mestre da Cultura Popular Brasileira, concedido pelo Ministério da Cultura em 2018. Autor de composições que marcaram o Arraial do Pavulagem e a música popular paraense, o artista é referência também como educador e articulador cultural.

Nos últimos anos, sua obra ganhou projeção internacional: a música Rodopiado foi remixada pela dupla norte-americana Sofi Tukker, com o título Veneno, e incluída na trilha do jogo global eFootball. Já Cachoeira Prateada integrou a trilha do filme Instinto Predador (Primal), estrelado por Nicolas Cage.


Serviço

Show “Maquinista” – Ronaldo Silva

Data: 11 de setembro de 2025

Horário: 20h

Local: Teatro Margarida Schivasappa – Fundação Cultural do Pará

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia ou meia sustentável, com doação de tampas de garrafa PET)

Pontos de venda: Bilheteria do Teatro, sede do Instituto Arraial do Pavulagem (Boulevard da Gastronomia, das 19h às 21h) e pelo site Sympla.

Tags