Sesc promove oficinas gratuitas de arte e fotografia
A programação será realizada no Sesc Ver-o-Peso e no Curro Velho.
O Sesc Pará promove uma programação cultural em Belém, com um foco especial em oficinas que celebram a cultura popular e as artes. As inscrições para essas atividades, que abrangem desde técnicas de fotografia até a prática de aquarela, podem ser feitas diretamente na Central de Relacionamento da unidade, oferecendo à comunidade a oportunidade de se aprofundar em diferentes formas de expressão cultural.
Aquarela
Sheyla Vieira Lopes, arquiteta e artista visual do grupo UrbanSketchers Belém, vai conduzir a oficina Desenho de Paisagem com Aquarela para Iniciantes. Na atividade, ela irá guiar os participantes para que usem a aquarela como ferramenta de expressão artística, combinando técnicas de ilustração com reflexões sobre o tema.
As duas turmas ocorrerão no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, nos dias 13 e 20/09, sempre das 09h às 13h, sendo destinada ao público a partir de 16 anos. As inscrições são gratuitas.
Fotografia Documental
No dia 19/09, das 14h às 18h, será realizada a oficina "Fotografia Documental – Festa do Peixe e da Lontra", ministrada pelo fotógrafo e documentarista Emerson Silva. A agenda integra a programação do projeto Sesc Amazônia das Artes.
Com mais de duas décadas de experiência junto a comunidades indígenas e tradicionais, o artista irá conduzir uma atividade para discutir a relação entre imagem, memória e preservação cultural. O objetivo é estimular um olhar crítico sobre os retratos como instrumento de valorização e difusão das culturas populares e indígenas.
A ação é gratuita e será realizada no Sesc Ver-o-Peso, com apenas 15 vagas disponíveis para participantes a partir de 16 anos.
Fotografia Contra-Colonial
Para os interessados em fotografia, a artista e pesquisadora Nay Jinknss irá ministrar a oficina "Narrativas Gráficas" com o tema "Fotografia Contra-Colonial na Amazônia Paraense". As sessões acontecerão nos dias 24 e 25 de setembro, das 15h às 18h.
A programação abre espaço para a troca de reflexões sobre a construção do imaginário iconográfico brasileiro, com foco na permanência de estruturas racistas nas artes visuais, ainda que sob novas roupagens. A proposta visa discutir, de forma crítica, a atuação de artistas e fotógrafos enquanto agentes de construção simbólica, analisando como essas produções influenciam a compreensão da complexidade social e da identidade nacional.
A oficina faz parte do projeto nacional Sesc Identidades Brasilis e será realizada na Fundação Curro Velho. O evento é voltado para interessados em fotografia, artes visuais, estudantes e o público em geral, com classificação indicativa de 16 anos. Para participar, as inscrições gratuitas devem ser feitas pelo e-mail: sllobato@pa.sesc.com.br.
Serviço
Oficinas Sesc em Belém
Informações: (91) 98486-1498 (Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso)
(91) 4005-9501, 4005-9504 e 98157-7271 (WhatsApp) - Fale com o Sesc
Site: sesc-pa.com.br