Theatro da Paz foi avaliado pela UNESCO para reconhecimento como Patrimônio Cultural Mundial

Compartilhe
Foto: Maycon Nunes/ Ag. Pará

Entre os dias 11 e 14 de setembro, o Theatro da Paz, em Belém, recebeu a visita da representação do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), entidade ligada à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A visita fez parte da etapa de avaliação do projeto “Teatros da Amazônia” , que inclui o Theatro da Paz (PA) e o Teatro Amazonas (AM) na candidatura à lista do Patrimônio Mundial Cultural da UNESCO.

Em Belém, a missão dedicou quatro dias ao Teatro da Paz e ao entorno imediato, que inclui a Praça da República, o Parque João Coelho e a Praça da Sereia, área definida como zona núcleo (core zone ) no dossiê de candidatura. Também foram evidenciadas ruas e sítios próximos que integram a zona de amortecimento (zona tampão), ambos delimitados no documento entregue à UNESCO em 31 de janeiro de 2025.

A recomendação oficial sobre a candidatura será apresentada à UNESCO em março de 2026, e a decisão final está prevista para julho, durante a 48ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. O Brasil será representado pelo IPHAN, Ministério da Cultura e Ministério das Relações Exteriores.

A missão da representante do ICOMOS no Brasil teve duração total de oito dias. Antes de Belém, entre 7 e 10 de setembro, um especialista esteve em Manaus para visitar o Teatro Amazonas. A iniciativa foi organizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em articulação com os governos do Amazonas e do Pará, além das prefeituras de Belém e Manaus.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Iphan