Belém sediará primeiro evento no Brasil sobre missão Biomass da Agência Espacial Europeia

Compartilhe
Foto: Sérgio Moraes - Fundação Guamá

De 30 de setembro a 2 de outubro, Belém recebe o primeiro evento no Brasil dedicado à missão Biomass, da Agência Espacial Europeia (ESA). Intitulado “Cooperação Brasil e Agência Espacial Europeia em Dados e Aplicações de Observação da Terra da Missão Biomass”, o encontro será realizado no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Amazônia – Coordenação Espacial da Amazônia, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá.

A programação reunirá especialistas nacionais e internacionais em sessões técnicas conduzidas pela ESA, com painéis de pesquisadores da região amazônica e apresentações sobre sensoriamento remoto por radar e integração com sistemas nacionais de monitoramento florestal. O público-alvo inclui pesquisadores, estudantes de pós-graduação, servidores de agências ambientais, representantes da indústria de geotecnologia e organizações não governamentais.

Sobre a missão Biomass

Lançada em abril deste ano, a missão Biomass tem como objetivo mapear a biomassa florestal do planeta e quantificar os estoques de carbono das florestas. O satélite opera com o primeiro radar de banda P em órbita, tecnologia capaz de atravessar nuvens e copas das árvores para obter informações inéditas sobre a estrutura tridimensional das florestas. Os dados devem apoiar iniciativas de combate ao desmatamento, além de ampliar o conhecimento científico sobre o ciclo do carbono na Amazônia e em outros biomass.


Serviço

Missão Biomass da Agência Espacial Europeia

Dias: 30 de setembro a 2 de outubro
Local: Auditório do Inpe Amazônia – Coordenação Espacial da Amazônia (Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, Av. Perimetral da Ciência, km 01 – Guamá, Belém)
Público-alvo: Pesquisadores, estudantes de pós-graduação, servidores de agências ambientais, representantes da indústria de geotecnologia e ONGs.

Com informações da Agência Pará.