Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia será inaugurado nesta terça-feira (7), em Belém

Compartilhe

Projeto pioneiro no mundo, o espaço vai funcionar no Porto Futuro II, unindo ciência, tecnologia e saberes tradicionais para transformar a biodiversidade amazônica em negócios de alto valor agregado,

 

Foto: Bruno Cecim / Agência Pará.

Será inaugurado nesta terça-feira (7), às 16h, no Porto Futuro II, em Belém, o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia.

Instalado nos Armazéns 5 e 6 do antigo porto da capital, o Parque possui 6 mil m2 e une ciência, tecnologia, e saberes tradicionais para transformar a biodiversidade amazônica em negócios de alto valor agregado.

Projeto estruturante do Plano Estadual de Bioeconomia, o Parque já nasce como o maior polo de bioeconomia da América Latina e como o único parque tecnológico no mundo que usa bioeconomia florestal para atender comunidades tradicionais e startups de bioeconomia.

Segundo o governador do estado, Helder Barbalho, o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia é um legado não apenas para a população local, mas em escala global, mostrando que é possível conciliar desenvolvimento socioeconômico com preservação ambiental, disse.

Estrutura

A estrutura e os eixos temáticos do Parque de Bioeconomia são os seguintes:

No Armazém 5, denominado Centro de Negócios, funcionará o Centro de Sociobioeconomia e o Centro de Gastronomia Social, onde estão concentrados coworkings, incubadoras, aceleradoras, salas de reunião, fundos de investimento, showroom de inovação, lounge para eventos e o Balcão Único, que conecta empreendedores a soluções tecnológicas e produtivas.

O Centro de Sociobioeconomia reúne o Laboratório Vivo, ambiente de cocriação entre comunidades, startups e pesquisadores, e a Escola de Saberes da Floresta, dedicada à valorização de conhecimentos tradicionais e à formação técnica voltada ao manejo sustentável. Já o Centro de Gastronomia Social promove experiências gastronômicas sustentáveis e valoriza a cultura alimentar amazônica como expressão da sociobiodiversidade.

Já no Armazém 6, vai funcionar o Laboratório-Fábrica que integra o Centro de Inovação. Trata-se de uma planta-piloto equipada para Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e produção experimental de alimentos, cosméticos e químicos finos a partir de insumos florestais. Neste mesmo espaço estão a Gestão de P&D, responsável por articular a rede de laboratórios parceiros e conectar pesquisas ao setor produtivo, e o Showroom de Inovação, vitrine de tecnologias verdes e novos produtos da bioeconomia para investidores, compradores e parceiros.

Com informações da Agência Pará.

Tags