Museu da Imagem e do Som recebe a exposição ‘Claudia Andujar – cosmovisão’

Compartilhe
Mostra reúne 71 trabalhos realizados pela fotógrafa Claudia Andujar durante as décadas de 1960 e 1970.
Fotografia da série “Sonhos Yanomami”. Foto: Claudia Andujar.

O Museu da Imagem e do Som do Pará (MIS), recebe a partir desta terça-feira (7), às 18h, a exposição “Claudia Andujar – Cosmovisão”, reunindo 71 trabalhos realizados pela fotógrafa que dá nome à mostra durante as décadas de 1960 e 1970. A visitação vai acontecer de 8 de outubro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, com entrada gratuita.

A programação de abertura conta com um bate-papo com os fotógrafos paraenses, Elza Lima e Alexandre Sequeira e o curador da exposição, Eder Chiodetto, no Auditório Eneida de Moraes, do MIS, seguida de visita ao espaço expositivo.

Com forte influência para que a fotografia entrasse nos museus com status de obra de arte nos anos de 1970, Claudia fazia uso de filmes fotográficos infravermelhos, filtros monocromáticos, imagens refotografadas com distorções e mutações de luzes e cores, entre outras técnicas.

Segundo o curador, Eder Chiodetto, a exposição é focada nesse alto grau de experimentação pelo qual Claudia fez a fotografia passar e que recriou a linguagem fotográfica.

A Exposição

Dividida em três ambientes, a mostra apresenta logo no início a produção da fase mais experimental da fotógrafa, seguida pelos trabalhos realizados com os Yanomami, encerrando com um audiovisual do livro de fotos “Amazônia” (1978), publicado por Claudia e o também fotógrafo George Love, além da videoinstalação “Sonhos Yanomami”, obra de Andujar com releitura do artista Leandro Lima.

O evento em Belém é realizado pelo Itaú Cultural, em parceria com o Museu da Imagem e do Som / Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).


Serviço

Exposição “Claudia Andujar – Cosmovisão”.

Abertura: terça-feira, 7 de outubro, às 18h.

Visitação: de 8 de outubro de 2025 a 18 de janeiro de 2026.

Local: Museu da Imagem e do Som (Centro Cultural Palacete Faciola – Av. Nazaré, 138, Belém – PA).

Entrada gratuita.