Auto do Círio leva arte, música e devoção às ruas do centro histórico de Belém nesta sexta-feira (10)
Realizado há 32 anos, o cortejo incorpora a linguagem do teatro popular às homenagens a Nossa Senhora de Nazaré.
A Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará realiza na próxima sexta-feira (10), em Belém, o Auto do Círio 2025. O cortejo que une fé, drama e carnaval toma conta das ruas do centro histórico da capital paraense em uma celebração que mistura devoção e arte popular para homenagear Nossa Senhora de Nazaré.
A concentração será a partir das 17h30 na Praça do Carmo, na Cidade Velha, iniciando o percurso às 19h por diversos pontos do bairro, como a Catedral da Sé, o prédio do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e o Palácio Lauro Sodré.
Com o tema “Nossa Senhora de Nazaré, iluminai as lutas dos Povos da Amazônia”, o Auto do Círio 2025 busca fazer um diálogo entre os mistérios do terço mariano e a urgência das discussões acerca das mudanças climáticas.
Segundo a professora Inês Ribeiro, diretora do Auto do Círio, a proposta do evento deste ano é mostrar que a Amazônia não é apenas floresta e que dentro dela vivem homens e mulheres que diariamente lutam para mantê-la em pé.
Auto do Círio
Realizado há 32 anos como um programa de extensão da Ufpa, o Auto do Círio é considerado patrimônio imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A edição deste ano tem parceria internacional com o grupo ambientalista Alianza, atuante na Colômbia e no Chile, que está apoiando o evento na construção da cenografia e dos figurinos, além de um minidocumentário para a América Latina mostrando o processo de construção dos cenários e das fantasias a partir de elementos da Amazônia, como palha, paneiros, talas e outros objetos sustentáveis.