Primeiro barco movido a hidrogênio verde abre para visitação em Belém
Primeiro barco movido a hidrogênio verde abre para visitação em Belém
O primeiro barco-escola totalmente movido a hidrogênio verde do Brasil, está em Belém por ocasião da COP30. Ancorado na Escadinha do Cais do Porto, na Estação das Docas, o barco estará aberta à visitação gratuita neste fim de semana (dias 15 e 16 de novembro, das 13h às 19h).
Batizada de JAQ H1, a embarcação é dedicada à educação ambiental e estudos sobre os biomas marinhos e fluviais. Operando sem emitir carbono, por não depender de combustíveis fósseis, seu funcionamento é alimentado por células que utilizam hidrogênio e geram apenas água como subproduto.
Com 36 metros, a embarcação apresenta um modelo pioneiro, inovador e sustentável para o setor marítimo, funcionando como um laboratório flutuante para o turismo sustentável e com mobilidade limpa. Além disso, o modelo busca atender à meta de alcançar 100% de autossuficiência energética (Net Zero) até 2027, um objetivo que busca transformar o setor e contribuir para a redução das emissões de carbono.
Idealizado por Ernani Paciornick, presidente do grupo Náutica, a criação do barco partiu da ideia de poder atuar no mundo das viagens marítimas sem agredir o planeta com combustíveis fósseis. E, nesse sentido, o uso do hidrogênio surgiu como uma saída brasileira e eficaz, disse Paciornick.
HIDROGÊNIO VERDE
Produzido a partir da eletrólise da água e usando a energia de fontes renováveis, como a solar e a eólica, o hidrogênio verde tem entre os seus principais benefícios o fato de reduzir as emissões de CO2 na atmosfera. Por ser um combustível limpo que não emite carbono, é considerado uma solução de energia sustentável.
SERVIÇO
Visitação ao barco JAQ H1 em Belém.
Período: dias 15 e 16 de novembro, das 13h às 19h.
Local: escadinha do Cais do Porto, ao lado da Estação das Docas.
Para embarcar, os visitantes precisam retirar a pulseira no balcão de credenciamento montado no local.