Oitavo episódio do Cultura Eco COP 30 traz o racismo ambiental para o debate

Compartilhe

Com altas expectativas pela aproximação da COP 30, o oitavo episódio do interprograma Cultura Eco COP 30 vai ao ar nesta quinta, 13, com destaque para a discussão do racismo ambiental na Amazônia. A nova reportagem explora o conceito e busca compreender como a crise causada pelas mudanças climáticas atinge de maneira desproporcional populações racializadas em todo o mundo, e, de maneira especial, negros, indígenas e pessoas em situação de pobreza na Amazônia.

O oitavo episódio da série Cultura Eco na COP 30, “Racismo Ambiental”, debate a definição do conceito e os desafios impostos de maneira desigual a comunidades mais vulneráveis na Amazônia e no mundo. Justiça ambiental e social são as temáticas centrais do episódio, que conta com entrevistas que debatem a crise climática e destacam a resistência e as soluções criativas encontradas por essas comunidades.

Para contribuir com nossa discussão, conversamos com a socióloga da UFRA, Ruth Almeida; com Yure Rodrigues, educador popular da ONG Fase; Silvane dos Santos, Presidente da Associação de Quilombolas da Comunidade do Espírito Santo do Itá; e com o pesquisador e arte-educador, Emerson Caldas.

O Cultura Eco COP 30 tem direção de Sonia Ferro, reportagem de Andreia Teixeira, produção de Lucas Filho e Douglas Borges, edição de Jefferson Monteiro e Ernesto Fernandes e vinheta de abertura de Júnior Braga. Os episódios inéditos vão ao ar toda quinta-feira, sempre durante o Jornal Cultura 1ª edição, às 12h45, sendo exibidos nos intervalos da programação da TV e disponibilizados no Youtube da Cultura Rede de Comunicação.  

TV Brasil - Por tratar de um tema de interesse mundial, o interprograma será exibido em rede nacional pela TV Brasil, que se interessou em veicular um conteúdo sobre Amazônia feito por profissionais da região.

“Os olhares do mundo inteiro estão voltados para a Amazônia por conta da COP 30. Tão importante quanto conhecer nossa região é ouvir vozes daqui. Essa parceria da TV Brasil com a TV Cultura do Pará, exibindo conteúdo produzido por profissionais e especialistas da Amazônia, é um diferencial, pois apresenta um olhar de quem realmente vive a Amazônia no seu dia a dia”, comemora Vanessa Vasconcelos, diretora da TV Cultura do Pará.