Marcha Global pelo Clima mobiliza movimentos sociais do Brasil e do mundo nas ruas de Belém neste sábado (15)
Neste sábado (15), sexto dia da COP30, a Marcha do Clima ocupa as ruas de Belém e reúne milhares de participantes de mais de 100 países. A concentração começou às 8h30, no Mercado de São Brás, e segue em caminhada até a Aldeia Amazônica.
A Marcha do Clima reúne lideranças indígenas, amazônicas, comunitárias, organizações nacionais e internacionais, além de representantes do poder público e da iniciativa privada. O percurso é marcado por atividades culturais, música, estandartes, cartazes, bonecos infláveis do Comitê COP30 outras formas de manifestação.
Entre diversas lideranças presentes no protesto, estão as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e a dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. A Marcha pelo Clima inclui também ato simbólico do “Funeral dos Combustíveis Fósseis”, durante o percurso.
Organizada pela Cúpula dos Povos e pela COP das Baixadas, a mobilização ocorre paralelamente às negociações oficiais e reforça a pressão por ações climáticas.
Ao fim do trajeto, será apresentada a carta da Cúpula dos Povos, documento que reúne reivindicações como a demarcação de territórios tradicionais, financiamento para uma transição justa e medidas efetivas de adaptação e redução de emissões.
O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, é aguardado na cerimônia de encerramento, onde deverá receber oficialmente as demandas das entidades participantes, movimento que pode influenciar as negociações da próxima semana.
Cúpula dos Povos
A marcha integra a programação da Cúpula dos Povos, realizada no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), às margens do Rio Guamá. O encontro começou na quarta-feira (12), com uma barqueata que reuniu embarcações em um ato por justiça ambiental e climática. A programação segue até domingo (16), quando será divulgado um balanço geral.