Presidente da COP30 convoca países a buscar consenso em reta final

Compartilhe
Foto: Raimundo Pacco/COP30

Enquanto as negociações chegam ao ponto decisivo na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, o presidente do evento, André Corrêa do Lago, fez na manhã desta sexta-feira (21) uma convocação aos países para que cheguem a um consenso pelo bem comum do planeta.

Corrêa do Lago disse que o momento é de cooperação internacional e que os países não devem pensar os resultados da COP em termos de vitória ou derrota.

Para o embaixador, pelo menos três objetivos colocados como centrais para a presidência brasileira serão alcançados: fortalecer o multilateralismo; conectar os debates da COP à vida das pessoas; e acelerar a implementação do Acordo de Paris (que busca reduzir emissões de gases do efeito estufa e limitar o aquecimento do planeta a 1,5ºC).

O presidente da COP30 também destacou que realizar o evento em Belém, na Amazônia, foi essencial para a mensagem de preservação do bioma. Ao organizar esta COP na região amazônica, o objetivo do presidente Lula foi o de que o mundo visse não apenas a beleza da região, mas também os desafios que precisam ser superados, disse Corrêa do Lago, ressaltando acreditar que a percepção da relação entre natureza e clima foi mudada.

 

Com informações da Agência Brasil.