Hemopa promove programação cultural pelo Dia do Doador Voluntário de Sangue

Compartilhe
Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

Nesta terça-feira (25), a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promove uma programação especial pelo Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, com ações culturais e homenagens nas unidades da sede, Metrópole e Castanheira, em Belém. A iniciativa reforça a importância da doação regular para manter os estoques e garantir o atendimento na rede estadual de saúde.

Entre os destaques está o III Fest-Music DOE, com o tema “No ritmo da Doação de Sangue”, promovido em parceria com a PRO&MUSIC e artistas locais. A atração ocorre das 8h às 12h, na sede da instituição, unindo música e conscientização como estratégia de sensibilização da população.

Ao longo do dia, o Hemopa realizará homenagens aos doadores, com parabéns simbólico e distribuição de bolo nas unidades da sede, Metrópole e Castanheira. A programação inclui ainda a certificação de doadores de aférese, participantes do projeto Aniversariante Solidário e parceiros de campanhas.

Às 10h, ocorre também a premiação da Gincana Solidária de Doação de Sangue, que reúne instituições da administração estadual, hospitais da rede pública e o Projeto Agente da Doação, composto por agentes comunitários de saúde e agentes de endemias.

Como parte da mobilização, será iniciado um mutirão de doação por tipologia sanguínea, que segue até 29 de novembro, de acordo com o cronograma seguinte:

  • 25/11 – AB-, AB+, B- e B+
  • 26/11 – O+
  • 27/11 – O-
  • 28/11 – A- e A+

Quem pode doar sangue

Podem doar sangue pessoas entre 18 e 69 anos, além de adolescentes de 16 e 17 anos com autorização dos responsáveis. É necessário pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, bem alimentado (evitando alimentos gordurosos antes da doação) e ter tido pelo menos 6 horas de sono nas últimas 24 horas.

Quem não pode doar 

  • Gestantes ou pessoas que estejam amamentando;
  • Quem tenha feito tatuagem, piercing ou micropigmentação nos últimos 12 meses;
  • Quem tenha ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
  • Pessoas que estejam gripadas, resfriadas ou com alergias ativas.

 

Com informações da Agência Pará