Arraial do Pavulagem realiza 'Arraial Marajoara' no Memorial dos Povos nesta quinta-feira (18)
Belém sedia o lançamento do projeto Cordão do Galo com uma programação gratuita que exalta a cultura marajoara nesta quinta-feira (18), às 17h, no Memorial dos Povos. O “Arraial Marajoara” oferece feira de economia criativa, brechó e diversas atrações musicais, como o Arraial do Pavulagem (acompanhado por Luê, Iris da Selva e Allan Carvalho) e o Grupo Sancari. No audiovisual, o público poderá conferir a exibição do documentário “Cordão do Galo2025 – Território de Cultura da Criança Marajoara”, de Felipe Cortez e André Mardock.
Após o evento em Belém, o projeto continua no Marajó. O Cordão do Galo culmina em 11/01 com cortejo no município de Cachoeira do Arari (Marajó). Esta é a 18ª edição do projeto, que promove a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes da região.
Com foco em integração e cultura, a agenda inclui momentos de acolhimento, ensaios coletivos, ações ambientais com plantio de mudas e entrega de arrecadações. Além disso, serão realizadas oficinas formativas em várias frentes: música (metais e percussão), expressão corporal (dança e perna de pau), sustentabilidade e dinâmicas que fortalecem o senso de ancestralidade e pertencimento.
A iniciativa do Instituto Arraial do Pavulagem, que terá seu calendário de atividades anunciado no Arraial Marajoara, integra as ações de salvaguarda da Festividade do Glorioso São Sebastião, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Selecionado pela Chamada Petrobras Cultural Novos Eixos 2024, o projeto que realiza o Arrastão do Círio e os Cordões do Peixe-Boi e do Galo superou uma concorrência de mais de 8 mil inscritos, figurando entre os 140 projetos escolhidos no Brasil.
O projeto “Arrastão do Pavulagem Cultura da Amazônia na COP30 e além” tem patrocínio da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Instituto Arraial do Pavulagem, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Conheça o Cordão do Galo
O Cordão do Galo é uma manifestação popular realizada anualmente em janeiro, no município de Cachoeira do Arari (Marajó), sob a organização do Instituto Arraial do Pavulagem. Criado em 2008, o projeto utiliza a valorização da cultura regional como um instrumento de impacto social e preservação do conhecimento tradicional.
Voltado para o público infanto-juvenil, o projeto promove oficinas culturais, pedagogia sustentável, economia criativa e apresentações coletivas, além do tradicional cortejo que vai às ruas no último dia de programação.
Programação
Das 17h às 22h - Feira criativa com Brechó, Gastronomia dos Campos do Marajó e lojinha do Arraial do Pavulagem.
17:30h – Reunida do Batalhão da Estrela
18:00h – Exibição filme Cordão do Galo 2025 - Território de Cultura da Criança Marajoara
18h30 – Arraial do Pavulagem convida Luê, Iris da Selva e Allan Carvalho
20h – Grupo Sancari
Serviço
Arraial Marajoara
Data: 18 de dezembro de 2025
Horário: 17h às 22h
Local: Memorial dos Povos, Belém – PA
Entrada Gratuita