Programação de dezembro do Museu Goeldi reúne atrações variadas

Compartilhe

Além do contato com a flora e a fauna amazônicas, o espaço oferece neste mês exposições, trilhas guiadas e oficinas.

Foto: Adrya Marinho / MPEG

Para encerrar o ano de 2025, o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, em Belém, realiza neste mês de dezembro uma programação especial com oficinas recreativas, trilhas guiadas e exposições de arte e ciência. O objetivo é permitir aos visitantes diferentes experiências em contato com a produção científica da instituição de pesquisa mais antiga da Amazônia.

EXPOSIÇÕES

Entre as exposições abertas à visitação, a mostra “Ahetxiê: um tesouro da costa amazônica” está montada no Aquário Jacques Huber e traça um panorama sobre o peixe-serra, espécie ameaçada e essencial para o povo Karipuna, que vive na região do Oiapoque.

A outra exposição é “Diversidades Amazônicas”, em cartaz no primeiro piso do Centro de Exposições Eduardo Galvão, ela permite ao visitante a oportunidade de conhecer a Amazônia, desde milhões de anos atrás. 

Em parceria com o Centro Cultural Vale Maranhão, no segundo piso do Centro de Exposições Eduardo Galvão, acontece a exposição “Brasil: Terra Indígena” que apresenta ao público um panorama sobre os povos indígenas que vivem no território brasileiro há milênios.

Já a exposição “Um Rio Não Existe Sozinho”, concebida pelo Instituto Tomie Ohtake, é um convite para vivenciar arte e natureza em comunhão, interagindo com o ambiente do Parque.

OFICINAS

Às quintas-feiras e aos sábados, no período da manhã, a visita ao Parque ganha mais uma possibilidade de diversão e aprendizado com as oficinas relacionadas à exposição “Um Rio Não Existe Sozinho”. Elas incluem as de bordado, pintura, colagem e a oficina de escrita livre. Para participar, basta caminhar pelas obras de arte expostas e uma equipe de educadores fará o convite para vivenciar a experiência.

TRILHAS GUIADAS

Para auxiliar o aprendizado entre a fauna e a flora do Parque, o Serviço de Educação do Museu Goeldi oferece trilhas guiadas para grupos escolares, comunitários e institucionais. Para participar é necessário fazer agendamento prévio pelo e-mail nuvop@museu-goeldi.br. Se houver pessoas estrangeiras, a experiência ganha o acompanhamento de uma intérprete.

SERVIÇO:

O Parque Zoobotânico do Museu Goeldi está localizado na Av. Magalhães Barata, 376, em São Brás. O local funciona de quarta a domingo, das 9h às 16h, sendo que nos dias 24 e 31 de dezembro, o funcionamento do espaço será de 9h às 13h. Já nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro o local estará fechado.

Ingressos na bilheteria, com direito à gratuidade para crianças com até 12 anos incompletos, idosos e Pessoas com Deficiência, além de  meia-entrada para profissionais da educação de Belém. Mais informações no Instagram @museuemiliogoeldi.

 

Com informações da Ascom / Museu Goeldi.