Tela Brasil: plataforma gratuita com filmes nacionais está em fase final de testes

Compartilhe
Filme "Ainda Estou Aqui" (Foto: Divulgação)
Filme "Ainda Estou Aqui" (Foto: Divulgação)

O Ministério da Cultura (MinC) informou nesse domingo (18), que a plataforma pública de streaming Tela Brasil está em fase final de testes e tem lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2026. Em nota oficial, a pasta esclareceu que o serviço ainda não está disponível ao público, após a circulação de informações indicando que a plataforma já estaria em funcionamento.

O Tela Brasil funcionará no modelo de vídeo sob demanda (VOD) e contará com um catálogo inicial de mais de 500 títulos de produções audiovisuais brasileiras, entre curtas-metragens, longas-metragens e séries. O acesso será gratuito, mediante cadastro vinculado à conta gov.br.

De acordo com o Ministério da Cultura, a plataforma tem como objetivo ampliar o acesso ao audiovisual brasileiro. Entre as diretrizes estão a promoção da diversidade regional, a representação da pluralidade de identidades de gênero, culturais e étnico-raciais, a preservação da memória audiovisual e a oferta de obras com relevância educacional, formativa e de impacto social. A iniciativa também prevê ações voltadas à formação de público e à geração de demanda para o setor audiovisual nacional.

O anúncio do streaming público ocorre em um contexto de maior projeção internacional do cinema brasileiro, impulsionada por produções recentes como 'Ainda Estou Aqui', vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional 2025, 'O Último Azul' e 'Manas'. O filme 'O Agente Secreto' também integra esse cenário e se destacou ao render a Wagner Moura o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama e de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, além de receber indicação a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2026.

Ajustes técnicos

Segundo o MinC, a plataforma e seus aplicativos (nas versões Android e iOS) passam atualmente por uma etapa intensiva de ajustes técnicos, que considera o volume estimado de usuários após o lançamento oficial do serviço.

 

Com informações do MinC