Governo do Estado reestrutura travessia para o Marajó e reduz tarifas

Compartilhe
Foto: Vinícius Pinto/ Agência Pará
Foto: Vinícius Pinto/ Agência Pará

O Governo do Pará anunciou o fim do monopólio nas travessias de ferry boat para o Porto do Camará, no Marajó. A decisão de abrir o mercado para novas operadoras foi selada em reunião liderada pelo governador Helder Barbalho e pela vice Hana Ghassan, com a presença de prefeitos marajoaras, parlamentares e órgãos técnicos como Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Companhia de Portos e Hidrovias (CPH) e Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran).

 A partir de agora, o transporte para o Marajó contará com três empresas. O Estado cederá equipamentos próprios (comodato) para que duas novas operadoras iniciem as atividades ao lado da empresa atual. Outro ponto chave da mudança é que os portos de Icoaraci e Camará voltam a ser geridos pelo governo estadual. A novidade deve beneficiar principalmente os moradores de Salvaterra, Soure, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari.

Além das mudanças operacionais, o governo determinou o cancelamento do último aumento de tarifas: os preços das passagens de passageiros e veículos devem retornar aos valores vigentes antes de março de 2025.

De acordo com o governo do Estado, será publicado um decreto para a redução da tarifa para carretas, caminhões, motocicletas e todos aqueles que utilizam o sistema e, com isso, barateando o custo do transporte para ampliar os serviços e melhorar a qualidade com justiça para a população.

As mudanças anunciadas buscam responder a demandas históricas da população marajoara por melhorias no serviço e mais equilíbrio na operação da travessia. A diversificação do sistema pretende fortalecer a transparência e ampliar o atendimento às necessidades da região.

Tags