“Pororoca Empreendedora”: projeto chega a Belém para capacitar 4 mil empreendedores

Compartilhe
Foto: Divulgação.

Nesta quinta-feira (29), o BNDES, o Instituto Meio e a Suzano lançam em Belém o Projeto Pororoca Empreendedora. Integrante do programa BNDES Periferias, a iniciativa visa impulsionar negócios liderados por pessoas em situação de vulnerabilidade.

Com atuação também em São Luís (MA), o projeto planeja capacitar 4 mil empreendedores, estabelecendo que 70% das vagas sejam destinadas a mulheres, reafirmando o compromisso com a autonomia econômica feminina. As inscrições serão feitas através de formulário, que será divulgado durante o lançamento.

Na etapa de Formação, o objetivo é garantir o engajamento das(os) participantes. Aproximadamente 60% devem participar das atividades e 2.400 pessoas devem concluir o processo de aprendizagem. Após capacitação ofertada pelo Instituto Meio, organizações da sociedade civil constituirão Núcleos de Apoio Local voltados para estimular a criação e o aperfeiçoamento de ideias e negócios. A expectativa é receber 1.800 propostas apresentadas em formato de pitch, além de acompanhar a evolução das(os) participantes por meio de métricas, para alcançar um nível de excelência.

Com foco na autonomia social e econômica, a etapa de Investimento aportará recursos em 1.500 projetos por meio do Capital Semente. A iniciativa prevê que o suporte e o acompanhamento financeiro permitam a 1.000 pessoas superarem a linha da pobreza, consolidando negócios que valorizam os territórios e estimulam a economia local.

Lançado em março de 2024, o BNDES Periferias apoia projetos que fomentem o empreendedorismo em territórios periféricos. As duas primeiras chamadas públicas, que receberam aportes de R$ 50 milhões do BNDES cada, somaram 101 propostas inscritas, das quais 17 prosseguiram para a fase de análise.

O braço BNDES Periferias Empreendedoras, do qual o projeto Pororoca Empreendedora faz parte, foca no suporte a empreendedores por meio de capacitação, mentoria e capital-semente. A iniciativa prioriza grupos historicamente sub-representados, como mulheres, jovens e a população negra, valorizando projetos que promovam a diversidade racial na gestão.


SERVIÇO:

Lançamento da Pororoca Empreendedora 

Data: 29 de janeiro

Hora: 17h30

Local: DO IT Coworking (Rua Avertano Rocha,192, bairro da Campina).