FENCOOP 2026 destaca inovação, conexões e geração de negócios em Belém
A Feira de Negócios do Cooperativismo Paraense (FENCOOP) chega à edição de 2026 consolidada como um dos principais eventos do setor na região Norte. A programação será realizada de 23 a 25 de abril, no Galpão 3 da Estação das Docas, em Belém, reunindo cooperativas, parceiros institucionais, empreendedores e o público em geral em um ambiente voltado à geração de negócios, inovação e fortalecimento do cooperativismo.
Promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Pará (Sescoop/PA), com apoio do Sistema OCB/PA, a feira surgiu a partir de um projeto concebido em 2018 e realizado pela primeira vez em 2019. Desde então, o evento vem ampliando sua atuação ao estimular o acesso a mercados, fomentar parcerias e evidenciar a contribuição do cooperativismo para a economia estadual.
Em 2026, a expectativa é reunir 101 cooperativas de diferentes regiões do Pará, representando diversos ramos do setor, com oferta variada de produtos e serviços. A proposta é reforçar o cooperativismo como um modelo econômico inclusivo, sustentável e competitivo.
Durante os três dias de programação, o público terá acesso a uma agenda diversificada, com exposições, palestras, oficinas, rodadas de negócios e encontros temáticos, além de apresentações culturais que valorizam a identidade amazônica. As atividades ocorrem, em sua maioria, das 14h às 22h.
Entre os destaques está a Cozinha Show, realizada em parceria com a Abrasel, que apresenta experiências gastronômicas com ingredientes regionais e produtos oriundos de cooperativas. A iniciativa também contará com o selo de Cidade Criativa da Gastronomia da UNESCO, ampliando a visibilidade da produção local.
A programação inclui ainda encontros estratégicos voltados ao fortalecimento da intercooperação, como o Encontro de Mulheres Cooperativistas – Elas pelo Coop, o Encontro Seja Coop e o Encontro de Jovens Cooperativistas – Geração C/PA, além de reuniões técnicas e institucionais. O evento também reúne representantes do poder público e conta com apoio de parlamentares estaduais, reforçando a relevância do cooperativismo na agenda de desenvolvimento do Pará.
Desde sua criação, a FENCOOP registra crescimento contínuo. Em 2025, a feira movimentou cerca de R$ 7 milhões em negócios, recebeu 21 mil visitantes e contou com 112 cooperativas expositoras. Para 2026, a expectativa é superar esses números.
Segundo o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, a feira reflete o fortalecimento do setor no estado. “A FENCOOP é a expressão da força do cooperativismo paraense, um espaço de oportunidades, parcerias e desenvolvimento econômico”, afirmou.
Confira a programação oficial
23 de abril (quinta-feira)
• 8h – Encontro de Mulheres Cooperativistas – Elas pelo Coop (Teatro Maria Sylvia Nunes)
• 14h – Abertura da exposição de produtos e serviços (Galpão 3)
• 14h – Encontro Seja Coop (Teatro Maria Sylvia Nunes)
• 17h – Cerimônia oficial de abertura
• 20h30 – Apresentação cultural
• 22h – Encerramento
24 de abril (sexta-feira)
• 8h – Encontro de Cooperativas de Reciclagem (Sede Sistema OCB/PA)
• 8h – COOPTALK: A importância do posicionamento de marca (Galpão 3)
• 8h – Encontro Anual da Central Cuia (Sede Sistema OCB/PA)
• 14h – Exposição de produtos e serviços
• 15h – Reunião CECOOP (Teatro Maria Sylvia Nunes)
• 16h – Cozinha Show
• 20h30 – Apresentação cultural
• 22h – Encerramento
25 de abril (sábado)
• 8h – Encontro das Cooperativas do Ramo Agro (Teatro Maria Sylvia Nunes)
• 14h – Exposição de produtos e serviços
• 14h – Encontro de Jovens Cooperativistas – Geração C/PA
• 16h – Cozinha Show
• 20h30 – Apresentação cultural
• 22h – Encerramento oficial
Serviço
FENCOOP 2026 – Feira de Negócios do Cooperativismo Paraense
Data: 23 a 25 de abril de 2026
Horário: das 8h às 22h
Local: Estação das Docas – Galpão 3, Belém (PA)
Entrada gratuita

