'O Agente Secreto' conquista 4 indicações ao Oscar 2026
A corrida pelo Oscar começou na manhã desta quinta-feira (22), quando foram revelados os indicados à 98ª edição da premiação. O anúncio oficial definiu os finalistas da temporada e colocou as principais produções do ano na disputa por um lugar na história do cinema.
Depois de uma temporada internacional marcada por prêmios, o filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, recebeu quatro indicações para o Oscar: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção de Elenco e Melhor Ator para Wagner Moura.
A presença brasileira na cerimônia se amplia com o diretor de fotografia Adolpho Veloso. Ele disputa a estatueta de Melhor Fotografia por seu trabalho no filme Sonhos de Trem.
Representando o cinema brasileiro, Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, e Amarela, de André Hayato Saito, apareceram como pré-selecionados. O primeiro concorreu a uma vaga em Melhor Documentário de Longa-Metragem, e o segundo, em Melhor Curta-Metragem em Live Action.
A divulgação dos indicados pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Ampas) marca o fim da primeira etapa de votação, encerrada na última sexta-feira (16). O processo mobilizou mais de 10 mil profissionais da indústria, como atores, diretores e roteiristas, que escolheram os destaques dentro de suas respectivas áreas de atuação. A única exceção é a categoria de Melhor Filme, que recebe votos de todos os membros da organização. A cerimônia foi apresentada pela atriz Danielle Brooks e pelo ator Lewis Pullman.
A cerimônia de entrega do Oscar 2026 está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles, no Dolby Theatre.