Ônibus que circularam durante a COP30 vão integrar a frota do BRT Metropolitano

Compartilhe
Foto: Cássio Matos / Agência Pará

Com o fim da 30º Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que aconteceu em Belém no período de 10 a 21 de novembro, os ônibus elétricos que operaram durante o evento fazendo o transporte das delegações e equipes oficiais credenciadas, vão atender ao público da Grande Belém pelo sistema BRT Metropolitano.

Inaugurado pelo Governo do Pará em 1º de novembro de 2025, o BRT Metropolitano conta com uma frota que inclui 40 ônibus elétricos para as linhas no corredor e 225 movidos à diesel para as linhas alimentadoras. Os veículos são equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e tecnologia de baixo impacto ambiental.

ESTAÇÕES LIBERADAS

Ao todo são 13 estações entre os extremos das linhas no corredor exclusivo entre as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, sendo que nesta terça-feira (25) foram liberadas as seguintes:

- Entroncamento;

- Guanabara;

- Castanheira;

- Metropolitano;

- Jardim Tropical;

- Mario Covas;

- Parque Ambiental;

- Julia Seffer; e

- Ananindeua Centro.

Considerado o maior projeto de mobilidade já executado na Região Metropolitana de Belém, o sistema possui aproximadamente 11 quilômetros e atende, em sua etapa inicial, a cinco municípios: a capital Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Isabel.

Orçado em R$ 1,3 bilhão de reais, o projeto conta com recursos dos governos Federal e do Pará, além do apoio da Agência de Financiamento e Fomento do Governo do Japão (JICA), que financiou cerca de 78% da obra.

 

Com informações da Agência Pará e Diário do Transporte.