Prouni 2026: Inscrições para o primeiro semestre encerram nesta quinta (29)
As inscrições para o primeiro semestre de 2026 do Prouni se encerram nesta quinta-feira (29). Os estudantes interessados têm até as 23h59 para realizar o cadastro pelo portal oficial.
A inscrição é gratuita e feita somente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Prouni, com login da plataforma Gov.br.
A consulta às vagas ofertadas pelas instituições privadas de ensino superior também pode ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Os candidatos podem pesquisar as vagas de interesse por curso, turno, instituição de ensino e município de oferta.
O programa disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades particulares. O benefício é voltado exclusivamente a brasileiros que ainda não possuem diploma de graduação.
São requisitos para inscrição que o candidato tenha completado o ensino médio; participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou de 2025; obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação.
A pré-seleção do Prouni utilizará a maior média de notas obtida pelo candidato entre as duas últimas edições do Enem, garantindo que o seu melhor desempenho seja levado em conta.
No caso das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos. Em 2026, um salário mínimo vale R$ 1.621.
Candidatos com deficiência ou autodeclarados indígenas, pardos e pretos podem concorrer às bolsas reservadas do Prouni. Para participar das políticas afirmativas, basta selecionar essa opção na inscrição e comprovar o enquadramento legal necessário.
Esta edição do Prouni (1º/2026) disponibilizará 594.519 bolsas, representando a maior oferta da história do Prouni, sendo 274.819 bolsas integrais (de 100%) e 319.700 bolsas parciais (de 50%).
A distribuição das bolsas por modalidade de ensino contempla 393,1 mil vagas para cursos a distância, 184.992 para cursos presenciais e 16.408 para o modelo semipresencial.
Em relação ao tipo de graduação, as bolsas estão distribuídas em 328.175 são bolsas para bacharelado, 253.597 são para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciaturas.
Administração e Ciências Contábeis somam juntas mais de 100 mil bolsas, consolidando-se como os cursos com a maior oferta nesta edição do programa.
De acordo com o edital, são realizadas duas chamadas dos participantes pré-selecionados. O resultado da primeira chamada do Prouni 1/2026 será divulgado em 3 de fevereiro na página eletrônica do processo seletivo. A segunda chamada será divulgada em 2 de março.
O resultado da primeira chamada será publicado na página do programa na internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Com informações da Agência Brasil.