Ufpa aprova curso de graduação em Inteligência Artificial

Compartilhe
Foto: DC Studio / Freepik.

A Universidade Federal do Pará (Ufpa) vai ter a partir de 2026 a primeira turma de Bacharelado em Inteligência Artificial. A nova graduação será a primeira do gênero na instituição e foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

Segundo a Ufpa, o curso terá 30 vagas disponíveis no processo seletivo para o campus Belém e será vinculado à Faculdade de Computação. As aulas serão em regime presencial, em tempo integral, com 3.200 horas/aula.

O currículo foi elaborado por professores especialistas na área e teve como base referências nacionais e internacionais, como o curso ofertado pela Universidade Federal de Goiás. A graduação vai abranger, entre outros, os seguintes conteúdos:

  • Aprendizado de máquina;

  • Processamento de Linguagem Natural;

  • Visão Computacional;

  • Otimização;

  • Cibersegurança; e

  • Internet das coisas.

Um dos diferenciais do curso será a exigência de atividades de extensão obrigatórias, como o Letramento em IA para a oferta de cursos voltados à população em geral e uma fábrica de programas de IA, destinada a projetos em parceria com empresas, órgãos públicos e organizações sociais.

De acordo com o reitor da Ufpa, Gilmar Pereira da Silva, a Inteligência Artificial é um dos grandes temas do presente e do futuro. A intenção da Ufpa com a criação desse curso é se tornar uma referência regional na formação de profissionais e pesquisadores capazes de usar a IA na resolução de desafios locais, sempre com compromisso ético e social, disse.

Com informações do Portal Ufpa.

Tags