Brasil recebe lote de medicamento inédito para tratar câncer de mama no SUS

Compartilhe
Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição do remédio inicia ainda este ano e atenderá a 100% da demanda na rede pública

Foto: João Risi / Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde recebeu nesta segunda-feira (13), o primeiro lote do medicamento Trastuzumabe Entansina para o tratamento do câncer de mama através do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Trastuzumabe foi incorporado ao SUS em 2022 e seu uso é indicado para os casos do câncer de mama HER2-positivo, nos casos em que a pessoa continua com a doença após a quimioterapia inicial.

Nesta primeira remessa, chegaram 11.978 unidades. Ao todo, serão quatro lotes do medicamento, sendo que as próximas entregas estão previstas para dezembro deste ano, março e junho do ano que vem. Segundo o ministério, os insumos atenderão a 100% da demanda atual pelo medicamento no SUS. Ainda em 2025, 1.144 pacientes devem ser beneficiados, acrescentou a pasta.

O remédio será repassado às secretarias estaduais de Saúde que farão a distribuição de acordo com os protocolos clínicos vigentes. O investimento total do governo federal é de R$ 159,3 milhões para a compra de 34,4 mil frascos-ampola do Trastuzumabe.

Segundo o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto Campello Carvalheira, a chegada do medicamento para uso no SUS representa um avanço gigantesco para a oncologia nacional pois o remédio é capaz de reduzir em 50% a mortalidade das pacientes que têm HER2- positivo, que é um tipo de câncer de mama.

Com informações do Ministério da Saúde.