‘Desacontecimentos’: exposição fotográfica aborda o desaparecimento de espaços da cidade
Em cartaz a partir desta sexta-feira (9), na Associação Fotoativa, a mostra reúne trabalhos do fotógrafo Lucas Negrão.

A Associação Fotoativa abre nesta sexta-feira (9), às 19h, a exposição “Desacontecimentos”, de Lucas Negrão. A mostra é formada por mais de 40 fotografias através das quais o artista convida o público a se aproximar de espaços da cidade que insistem em desaparecer, formando verdadeiras ruínas urbanas.
“Desacontecimentos” nasceu de um processo iniciado ainda em 2014, com registros fotográficos de vestígios de memórias urbanas em Belém e em cidades, como Belterra, no Oeste do Pará. A exposição reúne desde imagens da Samaumeira do Centro Arquitetônico de Nazaré, até fachadas de casas em estilo “raio que o parta”, ameaçadas pela descaracterização urbana.
Além da mostra, o projeto prevê a realização de oficinas sobre memória e patrimônio, incluído a oficina de construção de mosaicos com o estilo Rede Raio Que O Parta. As ações são viabilizadas por meio do incentivo da Política Nacional Aldir Blanc, voltada à valorização da produção artística brasileira.
Sobre o artista
Natural de Belém (PA), Lucas Negrão tem uma atuação profissional marcada pelo engajamento em temas como justiça climática, arte-educação e memória urbana. Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará, o artista acumula uma trajetória que inclui curadorias, direção de cinema, intervenções visuais e exposições individuais e coletivas. Seu trabalho se destaca pela capacidade de entrelaçar a experiência pessoal com a história social dos espaços que ocupa e observa na Amazônia.
Serviço:
Exposição "Desacontecimentos"
Abertura: sexta-feira, dia 9 de maio, às 19h.
Local: Associação FotoAtiva (Praça Visconde do Rio Branco, 19, Campina, Belém-PA).
Visitação: entre 9 de maio e 9 de julho, de terça à sexta-feira, de 10h às 17h; e sábado, de 9h às 12h.