Festival Internacional do Açaí Pará celebra a cultura paraense e a cadeia produtiva local

Compartilhe
Evento acontece nos dias 12, 13 e 14 de junho no Porto do Açaí e no Hangar, em Belém.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Agência Pará.

Belém recebe nos dias 12, 13 e 14 de junho o 3º Festival Internacional do Açaí Pará– Edição COP 30, evento que busca celebrar a chegada da nova safra do açaí, valorizar a cultura paraense e fortalecer a cadeia produtiva local, reconhecida como uma das mais importantes para a economia e a identidade do Pará.

Realizada pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por meio da Diretoria de Feiras e Mercados, a programação será aberta no dia 12 de junho, no Porto do Açaí, bairro do Jurunas.

Nos dias seguintes, 13 e 14, o evento acontece no Hangar, com palestras, oficinas, atrações culturais, exposição de produtos regionais que utilizam o açaí (como doces e geleias), além de espaço para degustação do fruto produzido por diferentes municípios do estado, valorizando a produção local.

No local, a programação também inclui um espaço para capacitação de batedores de açaí, abordando as boas práticas de manipulação, além da apresentação de uma tecnologia desenvolvida por uma empresa do distrito de Icoaraci, em Belém, para facilitar a coleta do fruto.

Maior produtor de Açaí

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Pará produz mais de 93% do açaí no Brasil. A média anual de produção é de aproximadamente 1,6 milhão de toneladas do fruto.

No estado, os municípios que mais produzemsão: Igarapé-Miri (422,24 mil de toneladas); Cametá (157,32 mil de toneladas) e Abaetetuba (112,00 mil de toneladas). 


Serviço:

Festival Internacional Açaí Pará – Edição COP 30.

Data: dias 12, 13 e 14 de junho.

Local: Porto do Açaí (quinta-feira, 12/06) - Av. Bernardo Sayão, 1444 - Jurunas, Belém – PA.

Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (sexta-feira, 13/06 e sábado, 14/06) - Av. Dr. Freitas, s/n - Marco, Belém – PA.