“Ainda Estou Aqui” será o representante do Brasil no Oscar 2025
Filme do cineasta Walter Salles foi indicado na categoria “Melhor Filme Internacional”.

A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (23) que o filme “Ainda Estou Aqui”, do cineasta Walter Salles,será o representante do Brasil no Oscar 2025, na categoria de Melhor Filme Internacional.
A produção é baseada na biografia de Marcelo Rubens Paiva e retrata a história de sua família na década de 1970, durante o regime militar no Brasil. Compõem o elenco Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro. O filme conquistou o prêmio de Melhor Roteiro no 81º Festival Internacional de Cinema de Veneza, sendo aclamado pelo público com 11 minutos de aplausos.
"Ainda Estou Aqui" concorria com outros cinco títulos brasileiros para ser o representante do cinema nacional no Oscar. São eles: "Cidade Campo", de Juliana Rojas; "Levante", de Lillah Halla; "Motel Destino", de Karim Aïnouz; "Saudade Fez Morada Aqui Dentro", de Haroldo Borges, e "Sem Coração", de Nara Normande e Tião. O longa de Walter Salles já foi selecionado para mais de 10 festivais internacionais.
Ainda Estou Aqui estreia nos cinemas brasileiros em 7 de novembro. A lista dos pré-selecionados ao Oscar 2025 será divulgada pela Academia de Hollywood em 17 de dezembro.
O Brasil não recebe uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional desde 1999, com "Central do Brasil" (1998), também de Walter Salles. Naquele ano, o longa não só foi nomeado na categoria, como também Fernanda Montenegro concorria pelo prêmio de Melhor Atriz. As estatuetas foram para o filme "A Vida É Bela" (1998), de Roberto Benigni, e para a atriz Gwyneth Paltrow ("Shakespeare apaixonado", 1998).