Toni Soares apresenta a Cantata Beneditina da Marujada em Bragança
A centenária Igreja de São Benedito, localizada em Bragança (PA) e recém-elevada a Santuário de São Benedito em 2024, será o palco de um evento especial na noite de 25 de dezembro: a Cantata de Natal Beneditina da Marujada. O espetáculo natalino contará com canções dedicadas tanto ao Santo Preto quanto à tradicional Marujada de São Benedito. A apresentação antecede a 227ª edição da Marujada, que sairá às ruas no dia seguinte, 26 de dezembro.
A partir das 20h30, Toni Soares, uma das vozes mais marcantes da música bragantina, fará uma apresentação com sua comitiva, e o evento incluirá participações especiais de destaque, como o padre Pablo Misley, o grupo infantil Amiguinhos de São Benedito, o ministério Filhos da Rainha e o grupo vocal Irmãs Teresitas, composto pelas irmãs de Santa Teresinha Alcione, Francinete e Kivia. As três comitivas de São Benedito, da praia, dos campos e das colônias, que se encontram em Bragança depois de meses de esmolação nas comunidades, levarão ao altar durante a cantata as imagens do Santo Preto. O encontro das imagens, trazidas pelos encarregados das comitivas Seu Zezinho, Seu Antônio e Seu Valdecir, é parte da tradição da Marujada beneditina.
A programação musical deste ano foi elaborada sob o tema "Canções de Esperançar" e apresenta um repertório inteiramente dedicado à devoção ao Santo Preto, co-padroeiro de Bragança. O repertório inclui diversos clássicos da Marujada, que já são entoados pelos fiéis durante as procissões. Entre as canções escolhidas, destacam-se “Caminhando com São Benedito” e “Tambores de São Benedito”.
A cantata ocorre na noite de 25 de dezembro, véspera da procissão principal da Festividade do Glorioso São Benedito. Nesta noite, os marujos e marujas de Bragança tradicionalmente vestem a cor azul, em referência ao nascimento do Menino Jesus. A celebração contará com a presença de autoridades religiosas, incluindo Dom Raimundo Possidônio, Bispo de Bragança, e o Padre Raimundo Elias, Reitor do Santuário Diocesano de São Benedito.
Como parte da preparação para a Cantata Beneditina, uma oficina gratuita de Tambores da Marujada no Largo de São Benedito está sendo realizada. Sob o comando de Toni Soares e Zé Brasil, a capacitação prepara o público para a Cantata Beneditina com aulas de retumbão, mazurca e xote bragantino. Iniciada no dia 15, a programação atende de crianças a adultos interessados em dominar os instrumentos que dão ritmo à devoção a São Benedito.
A oficina é parte do projeto aprovado no edital de Fomento à Criação de Projetos Culturais do Ministério da Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que culmina com a Cantata de Natal. O grupo que participa da oficina fará uma apresentação especial durante a cantata.
Quem estiver no Largo de São Benedito não perderá nenhum detalhe: a apresentação gratuita será transmitida em um telão na rua. Graças à parceria com o projeto Mangues da Amazônia, o evento terá transmissão ao vivo e interpretação em Libras, garantindo o acesso de todo o público ao espetáculo.
Toni Soares apresenta a Cantata de Natal acompanhado de uma comitiva de músicos bragantinos: mestre Zeca do Tambor (curimbó), Danilo Santos (acordeon e teclados), Edson Barros (percussão e efeitos), Gabriel Cardoso (guitarra), Lucas Smith (baixo) e Zé Brasil (bateria). A direção musical é de Toni Soares, com produção executiva de Jeane Silveira.
Serviço
Toni Soares apresenta Cantata de Natal Beneditina da Marujada
Participações especiais: Pe. Pablo Misley, Amiguinhos de São Benedito, Ministério Filhos da Rainha e Irmãs Teresitas.
Local: Igreja Santuário de São Benedito, Centro
Data: 25 de dezembro, a partir das 20h30.
Entrada franca
Informações pelo Instagram @tonisoares_banjola e (91) 98261-3637